MAKING THE CITY PLAYABLE CONFERENCE, 10-11 SEPTEMBER 2014 (BRISTOL, UK)
Featuring Google Creative Lab’s Tom Uglow, architect Usman Haque, artist Luke Jerram and Ogilvy’s Tara Austin, this two-day international conference will explore the theme of the ‘Playable City’, asking what it might mean for citizens, urban planners, tech giants, small companies, artists and designers in imagining and making the cities of the future. On 10 and 11 September, we will be bringing together a brilliant group of thinkers, makers, planners and civil disobedients to look at cities as playable places and ask the question: how do we make and unmake our future cities?
Convened by the Watershed, Festival of Ideas and UWE Bristol's Digital Cultures Research Centre (DCRC), the conference will feature playful interventions, networking, debate and discussion, artist commissions and a cross-disciplinary academic strand.
For more information on the conference programme and speakers, visit Making the City Playable Conference site - http://www.watershed.co.uk/
terça-feira, 29 de julho de 2014
PLAYABLE CITY
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
03:59
0
comentários
domingo, 6 de julho de 2014
Child in the City
29 September - 1 October 2014
The 7th Child in the City Conference will take place in Odense (Denmark) at the University of Southern Denmark
Participation, inclusion and cooperation
What are the effective models form including and engaging diverse children and young people, especially those in most need of support? How can we build bridges between children, parents and professionals to create more integrated responses from services, and better children’s communities within in the urban landscape? Child wellbeing and the impacts of recession What are the impacts of economic recession on children’s rights, health and life chances? How can we demonstrate the economic sense of investing in services and spaces for children? How do we sustain services through times of constrained public funding? What is the role of child-impact assessments in making difficult decisions on public spending?
Play, mobility and children’s culture
How can we best
respond to the UN’s General Comment about play, recreation and children’s cultural lives? How can local governments combat the insidious commercialization and over-institutionalization of children’s lives; promote their greater mobility; and create opportunities for their playful physical activity and access to the natural world? |
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
03:00
0
comentários
terça-feira, 1 de julho de 2014
APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Acreditando nisto, e na aptidão das crianças enquanto atores sociais competentes, desafiamos um grupo de alunos/as a construir um instrumento de recolha de informação que tivesse em conta as suas preocupações e saberes sobre a aprendizagem da língua materna.
As crianças criaram um jogo que serve de ponto de partida para perceber o que significa aprender a ler e escrever e qual a importância das diferentes áreas de expressão para conseguir essas aprendizagens. Partimos do pressuposto de que as crianças são investigadoras todos os dias pois, participam em projetos diários quer em contexto de sala de aula quer na escola e que um dos papéis do/a professor/a é criar o hábito (individual e colectivo) de pensar nas coisas, nas palavras, refletir e criar hábitos intelectuais de ligação das diferentes aprendizagens que elas fazem dentro ou fora da sala de aula. Uma aprendizagem colaborativa entre adultos e crianças, que se pauta pela escuta, pelo diálogo, pela partilha de informação, mas também pela solidariedade e inter-ajuda.
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
04:09
0
comentários
domingo, 1 de junho de 2014
Todos usamos a memória diariamente. Todos!
Numa sociedade em que a informação está sempre ao nosso alcance é preciso ter cuidado com o que se propõe às crianças na escola.
(...)
Quando se obriga a memorizar e repetir, estamos a impor uma conceção já programada e raramente as crianças aprendem a pensar, a pôr em causa, e isso não as ajuda a perceber e ficar com vontade de continuar. O que se propõe com muitas situações de jogo é a possibilidade de produzir, mudar e conceber novas formas de fazer/jogar. Isto, aliás, acontece com os estudantes de qualquer nível de ensino e até com os adultos. Não raras vezes ouvimos dizer que os estudantes “decoram e vomitam matéria”, sem saber nada. O que, sendo um exagero, é já de algum modo uma forma de se denunciar este tipo de conceção do conhecimento. Em relação aos adultos, o discurso comum usa muito a expressão: parecem uns papagaios, isto é, decoraram, mas na realidade não sabem. Em relação às crianças, o próprio Ministério da Educação incentiva a prática, não só no estudo em casa mas também na escola, com as metas curriculares de português para ver quem consegue ler mais palavras por minuto. Uma prática que as crianças não entendem e que está a deixar muitos educadores (pais e professores) estupefactos, pois já não chegava mecanizar e ensinar a “vomitar”: agora é preciso, também, cronometrar.
Estudar e fazer TPC é a mesma coisa?
Texto completohttp://barometro.com.pt/archives/1250
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
12:09
0
comentários
Uma CRIANÇA QUE BRINCA
1 de Junho Dia Mundial da Criança
UMA CRIANÇA QUE BRINCA
Poderá parecer exagerado pensar que pelo facto
de vermos a criança como um adulto a vir tenhamos de aceitar também que ela não
brinca. Parece, na verdade, que podemos sempre ver a criança como um ser duplo
que em parte se desenvolve projectando-se dessa maneira no futuro, e em parte
vive plenamente o seu tempo, o tempo de crianças que lhe é dado. Não tendo ela
consciência de viver para o futuro, a coincidência com o seu tempo actual, o sentir-se
a viver no presente, não lhe está vedado. Talvez seja assim. De facto porque
haveria a criança de pensar cada um dos seus gestos como irreal, quase
fantasmático, ilusório, algo que não é o que parece?!... Que a criança vive o
seu presente, no seu presente, não parece difícil de aceitar. É no lado do
adulto que o problema existe. Não apenas porque, muito comesinhamente, ele
pense sacrificar o mais que puder o presente da criança ao seu futuro, nem
apenas porque , cheio da sua certeza de especialista ou de instruído pelos
especialistas tente impor à criança um presente falsificado (espaços,
situações, brinquedos, jogos...) concebidos para beneficiar o desenvolvimento
da criança, e por conseguinte não concebidos pela própria criança. Mas porque
tudo isto revela a sua incapacidade de ver a criança, de sequer ver a criança.
Poderá aceitar que ela tem um presente, mas não lhe reconhece qualquer valor. O
presente da criança é uma excrescência a ignorar, passatempo ou entretenimento
sem importância, ou, preferivelmente a manipular de modo a que nem tudo nele
seja em pura perda. Ora um presente assim pensado é um presente não v isto, não
olhado. Olhando não ve uma criança que brinca, a que assume estar toda no seu
presente, mas um futuro adulto (...)
Vitor Martins
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
03:06
0
comentários
domingo, 25 de maio de 2014
As crianças e a educação, ou a construção de novos sujeitos políticos por: Hugo Monteiro e Maria José Araújo
(...)
Ser-se amigo das crianças é saber-se que na voz de cada um/a há uma capacidade de construção e de crítica que é preciso acolher, indagando e acarinhando o seu potencial de invenção;
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
02:27
0
comentários
Brincar a ler é fazer teatro e contar histórias
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
02:10
0
comentários
Gosto muito da minha rua
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
02:06
0
comentários
Gosto tanto de brincar
No recreio
No meu recreio eu gosto muito de brincar ao lencinho e aos saltinhos em altura. Tem uns murinhos e eu ... salto. É perigoso, eu sei .... e é proibido. A minha professora não deixa ....a minha mãe também não. Mas eu gosto muito.
(Diogo 6 anos )
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
02:06
0
comentários
sexta-feira, 25 de abril de 2014
Lembrar o 25 de Abril pensando nas crianças
As crianças, em todo o mundo, têm muitas coisas em comum.
querem ter uma família,
querem viver entre a família e os amigos,
querem ter uma casa,
querem sentir-se em segurança,
querem beber água potável,
querem ter comida para comer...
Em todo o mundo elas estão sempre a dizer-nos - das mais diferentes maneiras - que querem espaços para brincar, espaços onde possam respirar sem poluição, sem lixo ...
Em todo o mundo elas gostariam de ser respeitadas pelos adultos, ter adultos capazes de as respeitar ...
E, em todo o mundo elas gostariam de ter acesso a uma educação que lhes possa também trazer qualidade de vida no futuro.
Não são pedidos irracionais ... mas mais de 1/3 da população infantil em todo o mundo não tem estas condições. Morrem diariamente milhares de crianças com menos de 5 anos e idade porque não tem que comer...
É um escândalo!
Que o 25 de Abril, hoje, nos leve para além da soleira da porta,
Que o 25 de Abril, hoje, nos lembre o significado da solidariedade, do compromisso, do respeito ...
Que o 25 de Abril, hoje, nos envergonhe pelo pouco que fazemos,
Que o 25 de Abril, hoje, nos obrigue a prevenir situações destas ao pé da nossa casa, junto das pessoas com quem trocamos o nosso olhar todos os dias ...
Não é preciso falar ... É preciso fazer!
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
08:33
0
comentários
Computador Magalhães no 1º Ciclo do Ensino Básico
Entrevistas
A autoridade não se impõe, conquista-se
Política Educativa
Arquivo do blogue
-
▼
2023
(2)
- ► 09/24 - 10/01 (1)
-
►
2022
(2)
- ► 02/20 - 02/27 (2)
-
►
2021
(2)
- ► 02/21 - 02/28 (1)
- ► 01/24 - 01/31 (1)
-
►
2020
(3)
- ► 11/22 - 11/29 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (1)
- ► 02/09 - 02/16 (1)
-
►
2019
(8)
- ► 10/13 - 10/20 (1)
- ► 09/22 - 09/29 (1)
- ► 05/05 - 05/12 (2)
- ► 03/31 - 04/07 (3)
- ► 01/27 - 02/03 (1)
-
►
2018
(18)
- ► 10/28 - 11/04 (1)
- ► 10/07 - 10/14 (1)
- ► 09/16 - 09/23 (3)
- ► 09/02 - 09/09 (2)
- ► 05/13 - 05/20 (1)
- ► 05/06 - 05/13 (4)
- ► 03/18 - 03/25 (2)
- ► 02/18 - 02/25 (2)
- ► 01/21 - 01/28 (1)
- ► 01/07 - 01/14 (1)
-
►
2017
(34)
- ► 12/17 - 12/24 (2)
- ► 12/03 - 12/10 (1)
- ► 09/17 - 09/24 (2)
- ► 09/10 - 09/17 (1)
- ► 08/27 - 09/03 (1)
- ► 08/20 - 08/27 (3)
- ► 08/13 - 08/20 (2)
- ► 08/06 - 08/13 (1)
- ► 07/16 - 07/23 (3)
- ► 07/02 - 07/09 (1)
- ► 06/25 - 07/02 (1)
- ► 05/28 - 06/04 (1)
- ► 05/14 - 05/21 (2)
- ► 04/23 - 04/30 (2)
- ► 04/16 - 04/23 (5)
- ► 04/09 - 04/16 (2)
- ► 03/19 - 03/26 (1)
- ► 03/12 - 03/19 (1)
- ► 01/29 - 02/05 (1)
- ► 01/15 - 01/22 (1)
-
►
2016
(23)
- ► 11/20 - 11/27 (2)
- ► 10/30 - 11/06 (3)
- ► 10/23 - 10/30 (3)
- ► 09/11 - 09/18 (1)
- ► 08/28 - 09/04 (1)
- ► 05/29 - 06/05 (2)
- ► 05/08 - 05/15 (1)
- ► 05/01 - 05/08 (1)
- ► 03/27 - 04/03 (6)
- ► 03/13 - 03/20 (1)
- ► 02/14 - 02/21 (1)
- ► 01/03 - 01/10 (1)
-
►
2015
(20)
- ► 12/13 - 12/20 (3)
- ► 12/06 - 12/13 (1)
- ► 11/22 - 11/29 (3)
- ► 11/08 - 11/15 (1)
- ► 11/01 - 11/08 (1)
- ► 10/25 - 11/01 (1)
- ► 10/18 - 10/25 (3)
- ► 10/11 - 10/18 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (1)
- ► 08/30 - 09/06 (1)
- ► 05/24 - 05/31 (1)
- ► 05/10 - 05/17 (3)
-
►
2014
(24)
- ► 10/12 - 10/19 (1)
- ► 10/05 - 10/12 (2)
- ► 08/31 - 09/07 (3)
- ► 08/24 - 08/31 (2)
- ► 08/03 - 08/10 (2)
- ► 07/27 - 08/03 (1)
- ► 07/06 - 07/13 (1)
- ► 06/29 - 07/06 (1)
- ► 06/01 - 06/08 (2)
- ► 05/25 - 06/01 (4)
- ► 04/20 - 04/27 (1)
- ► 04/13 - 04/20 (1)
- ► 03/23 - 03/30 (2)
- ► 02/09 - 02/16 (1)
-
►
2013
(25)
- ► 09/29 - 10/06 (1)
- ► 09/15 - 09/22 (1)
- ► 08/25 - 09/01 (6)
- ► 08/11 - 08/18 (3)
- ► 08/04 - 08/11 (1)
- ► 06/30 - 07/07 (1)
- ► 06/23 - 06/30 (2)
- ► 06/02 - 06/09 (2)
- ► 05/05 - 05/12 (1)
- ► 04/14 - 04/21 (1)
- ► 04/07 - 04/14 (2)
- ► 03/17 - 03/24 (2)
- ► 02/24 - 03/03 (1)
- ► 01/20 - 01/27 (1)
-
►
2012
(20)
- ► 11/25 - 12/02 (1)
- ► 10/14 - 10/21 (6)
- ► 09/30 - 10/07 (1)
- ► 06/10 - 06/17 (3)
- ► 06/03 - 06/10 (1)
- ► 05/27 - 06/03 (2)
- ► 05/20 - 05/27 (1)
- ► 03/25 - 04/01 (1)
- ► 01/22 - 01/29 (1)
- ► 01/08 - 01/15 (1)
- ► 01/01 - 01/08 (2)
-
►
2011
(8)
- ► 09/25 - 10/02 (1)
- ► 08/21 - 08/28 (1)
- ► 08/07 - 08/14 (1)
- ► 06/26 - 07/03 (1)
- ► 04/03 - 04/10 (4)
-
►
2010
(18)
- ► 11/14 - 11/21 (1)
- ► 10/10 - 10/17 (1)
- ► 09/19 - 09/26 (1)
- ► 09/05 - 09/12 (3)
- ► 06/20 - 06/27 (3)
- ► 05/23 - 05/30 (1)
- ► 05/02 - 05/09 (1)
- ► 03/07 - 03/14 (1)
- ► 02/14 - 02/21 (2)
- ► 02/07 - 02/14 (1)
- ► 01/24 - 01/31 (2)
- ► 01/03 - 01/10 (1)
-
►
2009
(60)
- ► 12/20 - 12/27 (3)
- ► 11/29 - 12/06 (1)
- ► 11/15 - 11/22 (1)
- ► 11/08 - 11/15 (2)
- ► 11/01 - 11/08 (5)
- ► 10/25 - 11/01 (3)
- ► 10/11 - 10/18 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (3)
- ► 09/27 - 10/04 (1)
- ► 09/13 - 09/20 (3)
- ► 09/06 - 09/13 (1)
- ► 07/05 - 07/12 (1)
- ► 06/21 - 06/28 (1)
- ► 06/07 - 06/14 (3)
- ► 05/31 - 06/07 (4)
- ► 05/24 - 05/31 (1)
- ► 05/17 - 05/24 (7)
- ► 05/10 - 05/17 (1)
- ► 05/03 - 05/10 (5)
- ► 04/26 - 05/03 (4)
- ► 03/29 - 04/05 (2)
- ► 03/22 - 03/29 (3)
- ► 03/15 - 03/22 (1)
- ► 03/01 - 03/08 (3)
-
►
2008
(36)
- ► 12/14 - 12/21 (1)
- ► 11/30 - 12/07 (1)
- ► 11/23 - 11/30 (1)
- ► 11/09 - 11/16 (4)
- ► 11/02 - 11/09 (1)
- ► 10/19 - 10/26 (2)
- ► 10/12 - 10/19 (10)
- ► 10/05 - 10/12 (1)
- ► 09/28 - 10/05 (7)
- ► 09/14 - 09/21 (1)
- ► 09/07 - 09/14 (4)
- ► 05/04 - 05/11 (1)
- ► 02/17 - 02/24 (2)
-
►
2007
(15)
- ► 11/04 - 11/11 (5)
- ► 10/21 - 10/28 (2)
- ► 10/14 - 10/21 (1)
- ► 09/30 - 10/07 (2)
- ► 09/23 - 09/30 (5)