terça-feira, 6 de novembro de 2007

Entrevista com Gilles Brougere

Debate em torno dos Pokémons - Uma entrevista do Aprende Brasil

Gilles Brougère - O que eu penso, fundamentalmente, é que há uma enorme distância - quem sabe uma oposição -, que não se pode subestimar, entre a cultura infantil contemporânea e a escola. A cultura infantil procura dar à criança um prazer imediato, em função do seu desejo atual como criança. A educação, ao contrário, funciona sob uma lógica que consiste em desviar, de certa forma, a criança de sua infância para conduzi-la a um futuro de adulto. Por isso, ela é orientada por coisas que podem não interessar às crianças. Mesmo se pudermos colocar em prática técnicas pedagógicas que se baseiem no interesse das crianças, resta uma contradição entre a relação direta entre os produtores dessa cultura e as crianças, que se formam através da televisão, e o sistema educacional.
ver toda a entrevista

Posiçao do Conselho de Escolas em relaçao aos "rankings"

A recente divulgação de listas ordenadas (“rankings”) de estabelecimentos de ensino, a partir dos dados dos resultados dos exames nacionais de 2007, veio, uma vez mais, traçar um quadro subjectivo e incompleto da qualidade de trabalho concretizado por muitas escolas públicas LER MAIS

Novo Estatuto do Aluno


O Novo Estatuto do Aluno está a criar uma grande polémica.

A avaliar pelo que se vai dizendo estamos todos convencidos que só na Escola se aprende e portanto é um escandalo se um aluno que falta consegue passar.

Mas afinal porque faltam esses alunos?

Pede-se mais punição... ou como referiu ontem Antonio Vitorino em entrevista na RTP Internacional "... mais contrangimento nas Escolas"...
O que nos vale são estes adultos que quando passam ao papel de comentadores sabem tudo.

Mal vai isto quando só vemos para um lado... o dos adultos!

Será que a Sociologia tem alguma coisa a dizer sobre a infância e a juventude? Talvez o interesse nao seja grande muito embora sociólogos da educação ( Duru-Bellat 1992, Montandon, 1997, Sirota 1998, Chombart de Lauwe 1971 entre outros) tenham vindo a desenvolver interessantes trabalhos que seguramente o Dr Vitorino não leu.!

Educaçao Artistica em debate na Casa da Musica

Conferência Nacional de Educação Artística debate importância da arte no sistema educativo
29 de Out de 2007

Na Conferência Nacional de Educação Artística realizada no Porto, na Casa da Música, nos dias 29, 30 e 31 de Outubro discutiu-se a Educação Artística, em particular sobre o reforço do papel das artes na aprendizagem.
Para mais informações, consultar a página www.educacao-artistica.gov.pt

segunda-feira, 5 de novembro de 2007


Nós também nos sabemos entreter...
e aprendemos muito uns com os outros.

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue