sábado, 22 de setembro de 2018

20 anos a investigar, ensinar, pensar, tocar e ouvir música na escola e fora dela.

13 de Outubro 
Escola Superior de Educação do Porto



A escolarização tem tido como prioridade o ensino da leitura, centrada na produção escrita e na comunicação oral, e a aquisição de competências básicas na matemática. As áreas de expressão e educação artística são, muitas vezes, relegadas para o trabalho nos horários pós-escolares, desenvolvem-se sobretudo fora do tempo escolar nas AEC (actividades de enriquecimento curricular) ou através das iniciativas culturais privadas que se multiplicam sem um plano sistemático, reflexivo, que permita uma organização em função dos interesses das crianças. Muitas vezes, esses apoios evidenciam um esforço de propagação de uma cultura para educar e nem sempre a possibilidade de acesso a experiências significativas que propiciem o desenvolvimento expressivo das crianças.
A educação e expressão artística não podem ser reféns da fórmula escolar, pelo que o debate sobre o lugar da música e educação musical é essencial. 

MANTLE OF EXPERT



Pensar como ser melhor professor/a todos os dias

Dia 25 Setembro 


Brincar é fundamental para o bem estar das crianças. Se ao menos os adultos compreendessem !!


Kids are so over-scheduled that doctors are being told to prescribe play


No começo de mais um ano letivo vale a pena lembrar que as crianças que entram pela primeira vez para a escola tem muitas expectativas. Vão aprender a ler, vão aprender a brincar com outras crianças e com os professores/as, vão trocar informações... dar e receber.
Para as que regressam à escola depois das férias, a questão é semelhante mas.. agora com mais alguma experiência de vida. 
Estudar, aprender, sociabilizar, criar, explorar é fundamental.
É, aliás, o que acontece. Mas podia ser ainda melhor!
Queiramos ou não as crianças e jovens que todos os anos regressam ao seu trabalho escolar depois de férias tem muitas expectativas... Estaremos nós à altura ?

Há anos que ir para a escola implica: BRINCAR
BRINCAR é a atividade mais completa que existe para uma crianças... e não é proibido. OU é?



For many parents, back-to-school season incites a mad scramble to organize kids’ activities—from music lessons to math club and after-school tutoring. But a new policy report from the American Academy of Pediatrics suggests we’d do better to pencil in big blocks of time devoted to nothing but free play.

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue