sábado, 22 de abril de 2017

A Escola das boas noticias

Há excelentes professores que, no sossego da sua profissão, ajudam tantas crianças a crescer saudavelmente. Que cumprem a sua função e dignificam a escola pública.

" Hoje a professora levou as crianças a passear.  (8 anos de idade).
Não foi somente um passeio. 
Ela tinha pedido aos meninos e meninas que tivessem Camara fotográfica que pedissem aos pais para levar. 
Também podiam levar telemóvel. 
Ela mesmo levou uma máquina para os que não tinham.

Fotografámos imenso. 

Antes de sair da escola a professora alertou para o objetivo do passeio. : VER
Ver e captar o momento!

Tiramos várias fotos a insectos. Os locais onde passeavam, onde pousavam ... como se movimentavam... 
ver um bichinho na sua casinha (no seu "habitat" natural) é uma delicia!
contemplar um pequeno animal em liberdade é coisa que não se esquece!
perceber a natureza e poder participar desse "milagre", é uma sensação única!

Gostei , gostei muito, diziam eles e elas todos contentes. 
Calmos e agradados  com a sua professora. 
É muito fixe a nossa professora!

O que vão fazer com as fotos?
resposta em uníssono: TRABALHO DE PROJETO "

Isto sim, dignifica o ato de educar, mostra atitude educativa, sabedoria ...
establecer uma relação com as crianças e com o conhecimento, valorizar o conhecimento da vida e aproveitar para motivar e satisfazer a curiosidade das crianças ...

Hoje, há professoras que merecem o nome.
Parabéns!!

Trabalho escolar e preconceito - INACREDITÁVEL !!


Bom, hoje, as noticias são mais que muitas no meu email.
Uns queixam-se que a "diretora" da escola não deixa os meninos brincar outros, que o professor maltratou a turma  ...

e cito:

O professor entregou umas fichas para os alunos fazerem com a seguinte recomendação:

"Os meninos "normais" conseguem fazer todas as fichas rápido, os outros não.

Bem...  mais um educador que não dignifica a classe dos professores.
 Que faz com que os pais tomem a parte pelo todo.

Eu sou professora e não quero que isto se passe na sala ao lado da minha. Como faço??
Temos de acabar com isto!!


Sem palavras neste comentário.
Deixo para o leitor o comentário

Mas não consigo deixar de escrever: INACREDITÁVEL!!

BRINCAR NO RECREIO É UM DIREITO

Brincar no recreio da escola é um direito e não está "nas mãos" dos educadores  decidir se a criança brinca ou não. 

O que está "nas mãos" dos educadores é providenciar para que a criança brinque.

Está tudo virado do avesso quando na Escola Pública, uma professora decide que as crianças brincam ou não e, decide  que as crianças não podem ter bolas, cordas ou outros objetos de brincar para se entreterem no recreio.
E, não podem porquê?
 porque e cito :
                 não é permitido, ponto final!!

Esta professora, também coordenadora de estabelecimento de uma Escola pública portuguesa, gratuita e obrigatória, não sabe que brincar é um direito.
Que a escola tem de ser justa e aplicar a lei
Que a escola publica é de todos nós e quem a coordena está a cumprir um mandato, não pode exercer o poder (o seu pequeno poder) de qualquer forma pois, está a representar todos os pais e encarregados de educação, os colegas, o ministério etc...
E, não sabe que brincar no recreio é fundamental para crianças e adultos. É o único espaço de tempo que as crianças têm para inventar, reinventar e perpetuar as suas culturas, é vital para o seu bem estar ... para o seu sucesso escolar e de vida ... e é importante para todos nós.


E porque é que não sabe? - porque não está atenta à lei, porque acha que as crianças são objetos que lhe pertencem e ela pode decidir o que lhe apetecer; porque não percebe nada de culturas de infância nem de socialização; porque não sabe o que é ser criança e precisar de estar com outros, brincar e jogar! ... entre outras coisas.

Esta educadora não nos dignifica, faz com que os pais pensem que brincar é errado e, sobretudo não respeita os e as colegas da sua própria escola que, são vistos como inibidores do brincar, desrespeitadores da lei, prevaricadores/as,  quando na verdade não estão de acordo com este absurdo!


Os recreios / intervalos são para brincar e descansar quer para as crianças no seu papel de alunos/as) quer para professores/as.
 São pausas  essenciais para conversar (brincar) uns com os outros ... 

Tirar o recreio a uma criança é crime!! 
Não deixar ter no recreio objetos de brincar é ignorância e prepotência
isto é que é ponto final!!


Fica a informação:
Direitos das crianças
https://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf

Todos tem direito a brincar
https://www.youtube.com/watch?v=16WygVG03Qg

E QUEM CUIDA DOS CUIDADORES?



"Muitas destas pessoas transformam-se em cuidadores e cuidadoras por amor e necessidade. Assistem à degradação diária das pessoas de quem gostam e estão lá. Dão o seu tempo e aprendem por instinto. Procuram informalmente quem esteja em situações semelhantes, porque é preciso partilhar informações, dúvidas e angústias.(...)
Um texto generoso, profissional, carinhoso e solidário do José Soeiro, a ler

Todo o texto:

http://expresso.sapo.pt/blogues/jose-soeiro/2017-04-21-E-quem-cuida-dos-cuidadores-

sexta-feira, 21 de abril de 2017

As crianças passam a maior parte do seu tempo diário sentadas!

As criancas passam a maior parte do tempo sentadas. Podia até ser bom para elas, mas não é. É prejudicial para a saúde , provoca mal estar etc. Pediatras, educadores, pais e investigadores/as alertam  constantemente para este assunto. As crianças queixas-se...
Sabemos disso e o que fazemos?

Os educadores (pais e professores) constantam nas suas práticas diárias que um dos maiores problemas é o tempo e o espaço para brincar e exercer o direito à atividade fisica em contacto com a natureza. Mesmo assim, preferimos crianças esgotadas, sentadas em espaços fechados.

Neste estudo divulgado pelo British Journal of Sports Medicine, part of the British Medical Journal (BMJ) , torna-se publico que é necessario estar atento à forma como temos inibido o exercicio fisico Das criancas em idade escolar.

Esta questão é um assunto de saúde pública e temos de o tratar com seriedade.
Não basta fazer estudos é preciso que os resultados sejam tidos em consideração nas práticas diárias com as crianças.


A autoridade não se impõe, conquista-se

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