sexta-feira, 4 de novembro de 2016

BRINCAR é Bom !


Declarações destas nao se fazem todos os dias.
O secretário de Estado da Educação afirmar ... é bom!!


“O direito à brincadeira aparece como um direito fundamental. Temos o dever de garantir este direito.” As palavras são de João Costa, secretário de Estado da Educação, que se referia à Convenção dos Direitos da Criança que põe no mesmo plano direitos como a segurança, a educação e a não-discriminação.
As declarações foram proferidas na abertura do encontro promovido esta quinta-feira pela Fundação Ikea, para apresentação de uma iniciativa da marca sueca, o Movimento Direito a Brincar. No Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, foram apresentados alguns dados sobre a importância do jogo livre para o desenvolvimento completo das crianças.

Toda a noticia
   http://www.delas.pt/secretario-de-estado-da-educacao-afirma-brincar-e-bom/

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Greve aos TPC

Espanha. Pais boicotam trabalhos de casa ao fim-de-semana

Os pais queixam-se que os seus filhos têm uma carga elevada de deveres escolares no fim-de-semana, retirando-lhes tempo para passarem com a família. Como forma de protesto, durante o mês de novembro estão a incentivar as crianças a não fazerem os trabalhos durante a pausa semanal

Toda a notícia
http://expresso.sapo.pt/internacional/2016-11-03-Espanha.-Pais-boicotam-trabalhos-de-casa-ao-fim-de-semana

Na verdade e no que respeita às crianças mais pequenas, quem tem a "chave" para resolver esta questão : ter de um certo tipo de trabalhos escolares ( cópias, contas e repetições de tarefas)  para fazer fora da Escola, em casa, no ATL ou nos Centros de Estudo, são  os pais.
Estar com a família, brincar e descansar é um direito e, ao confundir-se estudar com tarefas - que repetem o que se fez na aula - prescritas pelo ou pela professora podemos estar a fazer o contrário do que deviamos na medida que um certo tipo de trabalho repetitivo e cansativo não ajuda a valorizar o cinhecimento é assim o trabalho escolar.

Estar com os pais, com a família, conversar, conviver e aproveitar esse tempo com qualidade não é o que é fundamental?
Não ouvimos todos os dias na escola ou através dos meios comunicação social que os pais têm pouco tempo para estar com os filhos?
Estão?

Esta greve mostra uma certa novidade na atitude dos educadores. O que acontecerá a seguir?
Vamos estar atentos!
Isto promete diálogo ...

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

New study by UNICEF and LSE - Children worldwide gain benefits, face risks in the internet 


Children worldwide gain benefits, face risks on the internet - new study by UNICEF and LSE 

A majority of children say they learn something new online at least every week, but large numbers still face risks online, according to the Global Kids Online Research Synthesis Report 2015 – 2016 produced by the UNICEF Office of Research – Innocenti and the London School of Economics and Political Sci

The Global Kids Online project, launched today at the Children’s Lives in the Digital Age seminar held at UNICEF Headquarters in New York, aims to build a global network of researchers investigating the risks and opportunities of child internet use. The Global Kids Online website makes high quality, flexible research tools freely available worldwide.

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue