quinta-feira, 4 de abril de 2019

INW2019 Conference / International Week



The INW2019, an international scientific joint event organized by Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação (International Relations Office) and inED – Centre for Research and Innovation in Education, will bring together teachers, researchers and staff working in the field of Education to share, discuss, reflect on and develop their ideas on topics related to Networking in Education.

All Programm 

9th APRIL 2019  at 9.15h
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by Maria José Araújo

You are all invited.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

InfantiCidades


InfantiCidades - Pelo Direito a Brincar


É preciso brincar-se com as palavras.
Infanticidades resulta de uma brincadeira, de um desejo de criar um espaço linguístico comum entre infâncias e cidades, um tempo comum entre criança e urbe, um espaço partilhado entre infância e civilidade
Ora para brincar é preciso saber que brincamos, pelo que a primeira questão a garantir está em sondar o alvo da brincadeira. E ele é claro: há uma distância e um
desequilíbrio entre a criança e a cidade, como se vivessem de costas voltadas, uma ao abrigo e a destempo da outra, uma sem a outra. E é preciso juntá-las.

Toda a cidade exige infanticidade.



e-book:

'A a lógica da educação não é a do mercado'

'A escola não pode ser uma empresa porque a lógica da educação não é a do mercado' 

Nuccio Ordine - Revista Prosa Verso e Arte

 
(...)
Hoje as escolas e as universidades preparam os alunos para seguirem uma especialização e isso é muito perigoso. Estas devem proporcionar uma cultura geral. Einstein já dizia que a especialização mata a curiosidade e esta está na base do avanço da ciência e da tecnologia. Por exemplo, a actual directora do CERN [o laboratório europeu de física de partículas] é uma italiana [Fabiola Gianotti] que fez estudos clássicos no liceu, aprendeu piano durante dez anos, mas é uma grande física. Os maiores arquitectos italianos, como Renzo Piano, fizeram estudos clássicos. Portanto é preciso ter uma cultura geral de base (...).
Contesto a ideia de que as universidades sejam empresas. A nossa missão não deve ser vender diplomas que os estudantes compram. Isso é uma enorme corrupção. A escola não pode ser uma empresa porque a lógica da educação não é a do mercado. O princípio da educação é aprender a ser melhor, para si mesmo e não para o mercado. O que vemos na City em Londres [no centro financeiro britânico] são pessoas com elasticidade mental, pessoas que vêm dos estudos clássicos ou da filosofia porque compreendem melhor o mundo do que os especialistas em economia ou programação
 

A autoridade não se impõe, conquista-se

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