sábado, 29 de setembro de 2007

Profissionais das AEC

Recém-licenciados e animadores desenvolvem nas escolas do lº ciclo do EB actividades de animação (Inglês,expressão plástica, música etc).Esta situação tem sido alvo de denúncia por parte do grupo FERVE Fartos Destes Recibos Verdes por várias razões entre as quais:

- ter de passar recibo verde
- honorários baixos

O que se passa na sua escola?

Tem isto repercussão no trabalho que se faz com as crianças?

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Tal como nas aulas de substituição

Tal como nas aulas de substituição, o que parece acontecer com este tipo de medidas é que elas obedecem sobretudo à preocupação dos adultos de terem as crianças ou jovens "num espaço seguro", ocupadas e controladas. A escola a tempo inteiro, em muitos casos, não corresponde a uma tentativa de que os jovens se apropriem do espaço escolar, mas tão só em prolongar o seu tempo de "reclusão" nesse espaço. Há certamente honrosas excepções e em alguns casos poderá ser uma oportunidade de dar acesso a um conjunto de actividades culturais e expressivas que não teríamos de outro modo. Contudo, sempre que essas actividades forem vistas de forma instrumental em relação à escola e às competências "dentro da linha" que ela pretende inculcar e sempre que, em lugar de se estimular a escolha, a autonomia e a emancipação dos jovens, se tiverem preocupações essencialmente regulatórias, aí parece-me que os efeitos desta "escola a tempo inteiro" não serão muito interessantes... Mas é apenas uma sensação, uma preocupação crítica a ser explorada no confronto com cada situação e projecto concreto. Que apareçam então muitos exemplos...
ZEQUINHA

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Mais tempo de trabalho na escola

O ME " faculta às escolas mais horas de trabalho docente, na convicção de que uma maior presença dos docentes na escola só pode conduzir a melhores resultados".

Que relação de causa efeito? Estar na escola mais horas será sinónimo de melhores resultados?

Implementaçao da escola a tempo inteiro

30 de Nov de 2005

No site do ME pode ler: Em Novembro de 2005 o "Ministério da Educação, dá condições às escolas para que introduzam alterações no seu funcionamento, com o objectivo de melhorar os resultados escolares e proporcionar a todos os alunos oportunidades de aprendizagem idênticas".

No mesmo documento do ME pode Ler-se:

"As escolas possuem recursos socioeducativos, como bibliotecas, computadores e jogos didácticos que, para muitos alunos, são recursos únicos, pelo que o acesso aos mesmos deve ser facultado por um período de tempo mais alargado. Para muitos alunos, as alternativas à escola a tempo inteiro são alternativas pobres do ponto de vista educativo. Sendo assim, a escola deve abrir-se como espaço de acesso a recursos para todas as crianças do ensino básico".

Mas não será que na maior parte das escolas o que os alunos estão realmente a ter é mais aulas depois das aulas?

O ambiente da escola

A escola estar aberta todo o dia pode ser muito interessante, mas tudo depende do que lá se faz. Um entendimento do ambiente em que a criança se encontra é importante porque antes de mais indica à própria criança o que esta pode fazer. Uma escola grande com um polivante ou um bom recreio no exterior - pode convidar à correria e ao movimento. Uma sala pequena, contenha o que contiver, pode restringir a sua liberdade natural.

O ambiente da escola, sendo o interface entre o educador e a criança, permite compreender melhor as possibilidades do que se pode fazer, que tipo de actividades se podem desenvolver.

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue