sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Qu'est-ce que l'autorité ?

Pour éviter tout malentendu, il aurait peut-être étè plus sage, dans le titre, de poser la question: que fut l'autorité? - et non:qu'est-ce que l'autorité ? Car c'est, à mon avis, le fait que l'autorité a disparu du monde moderne qui nous incite et nous fonde à soulever cette question. Comme il ne nous est plus possible de prendre appui sur les expériences authentiques et indiscutables, communes à tous, le mot lui-même a étè obscurci par la controverse et la confusion. (...)

Como a autoridade pressupõe sempre obediência, pensamos sempre a autoridade como forma de poder ou violência.

Hannah Arendt (1954) La Crise de la Culture. Paris: Édition Gallimard 1972

A escola e a violência(s)

Um episódio desagradável de "violência física" numa Escola do lº Ciclo do Cerco do Porto. A violência nunca tem justificação mesmo que possa ter uma razão. "Bato primeiro pergunto depois" incompreensivel em qualquer situação e repreensível em adultos que deviam dar o exemplo aos seus filhos.
Esta notícia já devidamente comentada pela Associação de Pais da Escola e pelo responsável da DREN quando refere:
- Só por motivo "devidamente justificado podem os pais entrar na Escola. Mesmo nos horários de entrada e de saída têm de esperar pelos filhos à porta do estabelecimento " disse o director adjunto da DREN à Lusa.

Notícia

Incidente destes, sempre lamentáveis, não ajudam a criar uma comunidade educativa empenhada na qualidade do ambiente educativo que se pode proporcionar às crianças e jovens, pois mesmo antes de saber o que se passa já se entra no acto agressivo que não dignifica ninguém não resolve nada e põe em causa o trabalho de anos.

Quanto à EB1 do Cerco é uma boa Escola empenhada no trabalho com os alunos/as, dedicada à causa de aprender e ensinar testemunhado por muitos e muitas e que se vê agora numa situação desagradável e sem justificação....

Um testemunho do que se passa nas Caldas mas que é comum a muitas outras escolas do país

Sindicato dos professores lança alertas e reivindicações no início do ano escolar

Fernando Jeronimo - Sindicato de Profs. das Caldas mostra em entrevista ao Gazeta das Caldas a sua preocupação em relação às condições de trabalho dos professores e ao ambiente educativo proporcionado às crianças na Escola a Tempo Inteiro.

Entrevista dia 1

“É uma violência psicológica colocar um aluno sete ou oito horas restringido numa sala de aulas”, disse Fernando Jerónimo.
Texto dia 3 Out.

A questão do ambiente demasiado escolarizado ser ou não prejudicial para as crianças é uma questão central na análise do que se passa na Escola. Estão muito tempo - cerca de 8h a 9h - no mesmo local, com actividades semelhantes ou quase iguais do ponto de vista metodológico, mexem-se pouco porque há falta de espaço para o fazer e não têm grandes alternativas de escolha .

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Moodle na Escola da Ponte

Moodle na Escola da Ponte

Devem as crianças mais pequenas ter um portátil na escola?


Muitos educadores/as têm mostrado publicamente as suas preocupações sobre o acesso à Internet agora facilitado às crianças do lº Ciclo com o computador "Magalhaes"
Qual a sua opinião?

Seymor Papert

Expert on how technology can provide new ways to learn, his contributions go beyond education: mathematician and cofounder with Marvin Minsky of MIT .....

Texto

Papert é o teórico mais conhecido sobre o uso de computadores na educação, tendo criado, na década de 1970, a linguagem de programação Logo, para crianças, quando os computadores ainda eram limitados.

Textos do autor


Acha que o computador é um equipamento importante para as crianças?

E na escola?

Devem ou não as crianças ter um portátil para as suas tarefas escolares?

A maior feira de Videogames do mundo

Tóquio, 9 out (EFE).- A maior feira de videogames do mundo, Tokyo Game Show, começou hoje no Japão com 879 novos produtos e um desafio: conseguir que cada membro de uma família tenha um videogame

notícia

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue