segunda-feira, 7 de agosto de 2017

"O 10 Magnifico" Proposta para as férias


O 10 Magnífico 
de Anna Cerasoli 

"Filippo, a quem chamam Filo é uma criança atenta que gosta de brincar com o avô. O avô fecha-se com ele na cozinha, não para o tornar Chef mas porque ambiciona transformá-lo num génio matemático" 
Tinha sido professor de matemática e, desde que o tinham mandado para casa (reformado), aproveitava para  falar sobre a sua história, sobre o seu prazer em ser professor. O mundo da escola ficara-lhe no coração. Como ele gostava de se sentir professor!

O seu neto, Filo, tornara-se o seu aluno preferido, mas não o único porque o professor  adorava partilhar o seu saber com outros.

Para efectuar uma operação matemática diz o avô, precisamos do livro de receitas da tua mãe. Tirando o livro da estante o avô abre na receita do chocolate quente. Temos de seguir todos os passos para preparar esta bebida que tanto gostas... para efetuar esta operação"

Um livro pertinente, cheio de história e histórias bastante mais útil para as férias do que os tradicionais TPC, enfadonhos e desagradáveis. Um livro a comprar, a ler e a partilhar com outros porque a matemática não é difícil nem esquisita, é essencial para tudo no nosso quotidiano.

Um livro para todos os que gostam da aventura de saber E DE PARTILHAR O QUE SABEM!



A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue