terça-feira, 22 de novembro de 2016

Entreter




As crianças são muito competentes a entreterem-se a si próprias. Vemos isso quando elas brincam sozinhas ou em grupo. Decidem as suas brincadeiras e fazem descobertas nessa relação com os objetos e com os/as amigas. E neste sentido aprendem muito.

Quando são os adultos a organizar as atividades para as entreter elas nem sempre aderem. 
Se não aderem não aproveitam.

Na verdade, hoje, as crianças passam muito tempo - muitas horas por dia - em espaços fechados. Na escola, no ATL ou noutros sítios - espaços muitas vezes exíguos e com programas e atividades muito estruturadas deixando pouco espaço de escolha e exploração para a criança.
Uma atividade que é pensada somente para entreter tem esse efeito: entreter!

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O tempo-dos-pequenos-prisioneiros


Bem-vindos à nova era, a das crianças que não têm tempo para brincar. E a dos adultos obcecados por ocupar-lhes os dias.
Por Luciana Leiderfarb



Quando é que o brincar livremente se tornou a atividade mais rara, menos praticada, na vida das crianças? E quando é que este quadro negro passou a ser encarado como normal?

Toda a noticia:
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-11-19-O-tempo-dos-pequenos-prisioneiros


A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue