sexta-feira, 8 de maio de 2009

Pelo direito a brincar

As brincadeiras das crianças podem parecer frágeis e encantadoras, ruidosas ou turbulentas, no entanto, este brincar faz parte da cultura da infância e para as crianças é um acto muito sério, constituindo inclusive um elemento fundacional da sua cultura.

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terça-feira, 5 de maio de 2009



Pintar

As crianças precisam de exprimir e exteriorizar a sua subjectividade algo que têm de vir de dentro das vivências da própria criança dos seus marcos de referência. O pensamento vive da sua possibilidade de expressão: pela palavra, pelo grafismo... e assim, quanto maiores forem as possibilidades colocadas à disposição das crianças maior oportunidade terá o seu pensamento de se desenvolver, de se exprimir. A maior parte das matérias teóricas são acessíveis aos adultos mas as que dependem das funções expressivas, “tais como a atitude, a mímica, o movimento, a dança, a palavra, a escrita, o canto, a música, o desenho, a pintura, dificilmente podem ser aprendidas quando se deixa a idade óptima” (1986:15). Ora, se as actividades forem demasiado programadas, deixando para a criança somente um espaço de execução, todo o processo de exploração será perdido.

LEITE, Elvira e MALPIQUE, Manuela (1986) Espaços de Criatividade. Porto: Edições Afrontamento.

O jogo e o tempo livre

Neste artigo Carlos Neto desenvolve um trabalho de apresentação de um conjunto de “ ideias sobre o jogo com crianças e jovens a partir de resultados de alguns estudos realizados sobre os tempos livres, independência de mobilidade e percepção do espaço físico, situação dos espaços de jogo ao ar livre e algumas medidas de intervenção visando a valorização da cultura infantil”

NETO, Carlos (2000). "O Jogo e Tempo Livre nas Rotinas de Vida Quotidiana de Crianças e Jovens." Actas do Encontro Tempos Livres. A Criança, O Espaço, A Ideia ,11-21

O jogo

"Qu'il s'agisse de Mario Bros, de Lara Croft ou de Barbie, le jeu investit aujourd´hui une grande variété de supports (cartes, dessins animés, consoles de jeu...) propose une foule de produits dérivés (vêtements, matériel scolaire...) et sature les différents espaces culturels (télévision, cinéma, livres). Toutes les circulations sont premises. ...."

Gilles Brougère - La Ronde des jeux et des jouets

segunda-feira, 4 de maio de 2009



Brincar às escolinhas

A autoridade não se impõe, conquista-se

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