Todas as medidas precisam de ajustes e de um tempo para ver como podem funcionar. Os estudos sobre as AEC não se fazem para dizer que funcionam bem ou mal. Fazem-se para perceber e dar pistas. Para se poderem fazer reajustes... para se poder melhorar as condições do que se faz.
No caso das actividades que as crianças fazem a avaliação é sobretudo importante para percebermos como podemos melhorar a qualidade do tempo que as crianças passam na escola. É essencial perceber e ser crítico . Ser crítico é querer que se faça sempre melhor.
sábado, 31 de outubro de 2009
O que pesa mais na avaliação das AEC ?
Publicada por M Jose Araujo à(s) 09:32 0 comentários
O projecto da Escola a Tempo Inteiro não acaba por responder a uma necessidade das famílias ao democratizar as funções de guarda?
A Escola estar aberta todo o dia é uma medida socialmente útil e importante para os pais. A questão não é se a medida é boa ou má. A questão é se tem uma influência positiva nas crianças. É preciso perceber o impacto destas medidas na vida das crianças.
As AEC’s são um assunto de grande complexidade. A atenção do senso comum centra-se muito no tipo de actividades propostas pelo Ministério em parceria com as autarquias e na tema da segurança enquanto a questão de fundo fica sempre por resolver. Será que temos o direito de ocupar e condicionar o tempo livre das crianças depois de um dia de Escola? O contrário de tempo livre não é tempo ocupado, como muitas vezes se diz. Porque o tempo pode ser ocupado com liberdade (quando as crianças podem ter uma palavra decisiva na escolha da sua ocupação) e sem liberdade (quando as crianças são vítimas de uma imposição ou escolha a que são totalmente alheias). Para tempo não livre já temos as aulas, e é normal que assim seja. Depois das aulas é bom que o tempo livre seja mesmo livre. Não faz sentido prolongar de tal modo as suas ocupações e obrigações que não lhes deixamos tempo para brincar e descansar. Para serem crianças... Estas são algumas das questões sobre que conversei com os educadores.
As crianças podem e devem fazer tudo o que for importante para elas, desde que lhes seja garantida a oportunidade de escolher. Aliás, detestam estar sem fazer nada. E, para algumas delas, a única hipótese de ter essas actividades é mesmo na escola. E é justamente por isso que temos de ser muito exigentes em relação à forma como essas actividades são sugeridas e implementadas, para que elas as possam aproveitar plenamente.
Democratizar não é fechar as crianças em espaços e obrigar todas as crianças a fazer tudo da mesma maneira.
Maria José Araújo In (JUP Outubro 09)
Publicada por M Jose Araujo à(s) 09:08 2 comentários
AEC - contra ou a favor?
Muitas pessoas, a propósito do livro "Crianças Ocipadas" me têm perguntado: contra ou a favor ?
Não acho que ser contra ou a favor seja a questao.
Eu não sou contra as actividades Sou a favor de actividades que respeitem as crianças. No caso das AEC é preciso fazer uma avaliação qualitativa que permita levantar os problemas e dar soluções.
Há que discutir esta questão de vários pontos de vista:
social - boa medida para os pais que estão descansados enquanto trabalham;
pedagógico - se as crianças puderem aproveitar e escolher;
politico - como medida educativa que promove condições de aprendizagem;
jurídico - do direito das crianças;
do trabalho - trabalho escolar das crianças e do emprego dos professores
Ser crítico em relação a:
A designação - de Enriquecimento Curricular (desvalorizando as
expressões e valorizando o curriculo formal)
Os espaços - ambiente sempre igual que provoca cansaço
A organização - tem de se pensar se módulos de 45 minutos é bom para as crianças.
A forma como são trabalhadas com as crianças as áreas de expressão. Pois muitas vezes o facto de terem uma organização rígida deixam para as crianças muito pouco espaço para se exprimirem.
A obrigatoriedade - As crianças têm de ficar na escola, no seu
tempo livre, porque os pais trabalham. Podem não frequentar? Podem não fazer as
actividades no caso de não quererem ou estar cansadas. Que alternativas?
A avaliação (por vezes é feita por empresas. Tem de se garantir que essas empresas têm profissionais da infância com competência para fazer este tipo de avaliação).
É preciso perceber o impacto destas actividades na vida das crianças.
Quanto aos professores e seus contratos essa questão é do foro do
trabalho (emprego) e das condiçoes, que têm de haver, para que as
crianças tenham um tempo na escola mais proveitoso. E da dignidade que
é preciso ter para que os profissionais da educação sejam tratados.
Maria José Araújo
Publicada por M Jose Araujo à(s) 08:58 0 comentários
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