quinta-feira, 18 de maio de 2017

Direitos das Crianças

Portugal como líder mundial no reconhecimento e protecção dos direitos das crianças, enquanto o Reino Unido está entre os países com um desempenho muito baixo.

A fundação internacional dos direitos da criança KidsRights e a Erasmus University Rotterdam publicaram ontem o KidsRights Index 2017, o ranking global anual que registra os desempenhos dos países em relação aos direitos das crianças. O índice visa recolher dados de várias fontes respeitáveis e identifica temas e tendências globais no que respeita os direitos das crianças.

Portugal encabeça o índice, que também tem fortes resultados para a Noruega, Islândia e Suíça, que ocupam os  três lugares na tabela. O Reino Unido teve um desempenho dramático de acordo com o Índice, caindo para o 156º lugar, em comparação com o 11º em 2016. Isso deve-se a falhas na área do ambiente propício para os direitos das crianças.


É preciso, todos os dias, aqui, junto das crianças mostrar que as respeitamos, que criamos as condições para cumprir todos os seus direitos.

https://www.childinthecity.org/2017/05/16/portugal-heads-childrens-rights-index-while-uk-plummets/

terça-feira, 16 de maio de 2017

BERRAR ! Um estilo violento de sociabilidade



Quem não conhece, ouviu, ouviu falar ou se confrontou com os diferentes gritos (berros), a várias vozes, nos contextos educativos ? Na escola, no ATL, no Jardim de Infância ...?

Todos os dias somos confrontados com histórias sobre os comportamentos das crianças, no seu papel de alunas, no contexto escolar. O discurso sobre o comportamento aponta o dedo à criança e sua irreverência. Não sabem estar, não se sabem comportar, berram, etc...
Serão só as crianças?

E, se parássemos um pouco para pensar ?

Quem berra ? Quem grita ? Quem manda calar? Quem é o/a responsável pelo ambiente educativo?

Uma criança que, em casa ou na escola, é confrontada com um estilo "oral" marcado pelo "grito esganiçado, nervoso e violento do adulto, que aprende, diariamente, que elevar a voz para se fazer ouvir é uma pratica legitimada pelos adultos .... porque fará diferente?


A autoridade não se impõe, conquista-se

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