quarta-feira, 8 de maio de 2019

Saídos da Caixa

 
 
SAÍDOS DA CAIXA
A importância da atividade lúdica na formação de educadores/as
 

Maria José Araújo; Cátia Aguiar; Fábio Dias; Inês Oliveira 
e  Estudantes do CTeSP Acompanhamento de Crianças e Jovens
Escola Superior de Educação P. Porto

 
 
A cultura lúdica, como qualquer cultura, é produto de interações humanas e, assim, o conjunto de procedimentos que tornam o jogo e o brincar possíveis são fundamentais para o equilíbrio pessoal, emocional, cultural e social de qualquer ser humano. Na formação de educadores/as, que irão trabalhar com crianças e por elas serão responsáveis, a metodologia lúdica facilita a construção de conhecimento e permite uma conscientização do processo de desenvolvimento de atividades apropriadas às crianças e jovens a partir das experiências pessoais e coletivas. Nesta comunicação, apresentaremos o trabalho desenvolvido com os/as estudantes de um Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens, baseado numa abordagem dinâmica em sala de aula, propiciadora de um conhecimento mais profundo e fundamentado, através da exploração ativa de desafios e problemas do mundo real. Os/as estudantes foram incentivados a debater os conteúdos programáticos utilizando diferentes recursos didático-pedagógicos que mostrassem os desafios que lhes são colocados, procurando semelhanças com o que já sabem e integrando as suas capacidades para pensar, agir e sentir através do jogo lúdico. A partir do debate de ideias encontraram modalidades de trabalho lúdico-pedagógico que contrariam a aprendizagem reprodutiva inibidora da sua participação e envolvimento. O trabalho desenvolvido mostra que as possibilidades da metodologia lúdica, como princípio formativo nas práticas pedagógicas em sala de aula, podem ampliar a compreensão epistemológica do processo de ensino e de aprendizagem criando, ainda, implicação e espírito crítico essencial à sua (s) atividade (s) profissionais no futuro.
Palavras chave: Metodologia lúdica, jogo, formação, atividade profissional.

Foorum Interno do IPP 2019


 


Forum Interno IPP 2019

MAIO 9 e 10

Local ISEP  - Rua S. Tomé - Porto


Objetivo: "Refletir sobre a preparação pedagógica dos docentes Conhecer as ferramentas digitais de suporte à atividade letiva Conhecer projetos inovadores e de boas práticas Debater a relação entre o ensino a aprendizagem e a investigação"

Fórum Interno IPP 2019

livro de resumos do forum IPP2019

 
Programa
 

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue