SAÍDOS DA CAIXA
A importância da
atividade lúdica na formação de educadores/as
Maria José Araújo; Cátia Aguiar; Fábio Dias; Inês Oliveira
e Estudantes do CTeSP Acompanhamento de Crianças e Jovens
Escola Superior de Educação P. Porto
A cultura
lúdica, como qualquer cultura, é produto de interações humanas e, assim, o
conjunto de procedimentos que tornam o jogo e o brincar possíveis são fundamentais
para o equilíbrio pessoal, emocional, cultural e social de qualquer ser humano.
Na formação de educadores/as, que irão trabalhar com crianças e por elas serão responsáveis,
a metodologia lúdica facilita a construção de conhecimento e permite uma conscientização
do processo de desenvolvimento de atividades apropriadas às crianças e jovens a
partir das experiências pessoais e coletivas. Nesta comunicação, apresentaremos
o trabalho desenvolvido com os/as estudantes de um Curso Técnico Superior
Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens, baseado numa abordagem
dinâmica em sala de aula, propiciadora de um conhecimento mais profundo e
fundamentado, através da exploração ativa de desafios e problemas do mundo
real. Os/as estudantes foram incentivados a debater os conteúdos programáticos
utilizando diferentes recursos didático-pedagógicos que mostrassem os desafios
que lhes são colocados, procurando semelhanças com o que já sabem e integrando
as suas capacidades para pensar, agir e sentir através do jogo lúdico. A partir
do debate de ideias encontraram modalidades de trabalho lúdico-pedagógico que
contrariam a aprendizagem reprodutiva inibidora da sua participação e
envolvimento. O trabalho desenvolvido mostra que as possibilidades da metodologia
lúdica, como princípio formativo nas práticas pedagógicas em sala de aula, podem
ampliar a compreensão epistemológica do processo de ensino e de aprendizagem criando,
ainda, implicação e espírito crítico essencial à sua (s) atividade (s)
profissionais no futuro.
Palavras chave:
Metodologia lúdica, jogo, formação, atividade profissional.
Foorum Interno do IPP 2019