quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Lançamento do Livro "Crianças Ocupadas" no Porto - AGRADECIMENTO


Nesta sala da livraria "Salta Folhinhas" contam-se histórias a meninos grandes e pequenos.
Há muita fantasia e magia no mundo da vida das palavras e das letras.




No dia 10 Agostinho Ribeiro com muita sabedoria fez história a propósito dos meninos e meninas que querem brincar e há adultos que não percebem porquê...
Foi muito bonito. Ele falou como só ele sabe. Toda a gente gostou e aplaudiu.

A Dulce Guimarães falou dos sonhos. Os sonhos daqueles e daquelas que não desistem de lutar pelos espaços e tempos de brincar.

A todos os que lá estiveram, gostaram, choraram, brincaram e foram para casa pensar.
Muito obrigada.

Maria José Araújo

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Estado tem que reformular a política de investimento no ensino superior

"Na cerimónia de abertura do novo ano lectivo, na Universidade de Coimbra (UC), o reitor Fernando Seabra Santos apresentou um caderno de encargos com seis pontos que preocupam as instituições de ensino superior. A saber: o ordenamento da oferta educativa, a racionalização da rede de instituições, a política de financiamento, a clarificação do conceito de autonomia, a revitalização do processo de avaliação e a maior aproximação entre sistema universitário e científico.

São seis pontos que o próximo ministro deve ter em conta para revitalizar a área. O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) apela ao primeiro-ministro que o relacionamento entre tutela e universidades melhore".(...)

Entrevista com o Prof. Doutor Seabra Santos, reitor da Universidade de Coimbra e presidente do CRUP

texto completo Jornal Público

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

TPC e Estudo sao a mesma coisa?

Quando me refiro ao excesso de TPC, estou a referir-me às contas, tabuada repetida, cópias e fichas que as crianças mais pequenas levam para fazer depois da escola, mas também ao excesso de trabalhos que são uma repetição do que se fez na aula e, ainda, às actividades que são mais aulas depois das aulas.

Estudar tem de ter a adesão voluntária das crianças. Deve ser algo que elas percebam e por que se interessem. Perceber que conhecer, aprender e ter a possibilidade de participar no mundo de uma forma informada é algo estimulante, e as crianças gostam deste sentimento. Estudar é perceber mais e melhor... não é repetir o que os adultos impõem.

O conceito de estudar é muito confuso para as crianças e elas só o vão percebendo com o decorrer da escolaridade e à medida que se vão confrontando com outras situações -como, por exemplo, estudar a tabuada, estudar para um teste - e, mesmo assim, tudo isso depende delas. A função de estudar, não sendo uma operação muito concreta, é algo que não é muito claro para as crianças nem, provavelmente, para os adultos com quem convivem (...)


Maria José Araújo no Educare
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A autoridade não se impõe, conquista-se

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