segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A escola da vida a tempo inteiro!

O aumento a esperança de vida é, quase sempre, visto de uma forma negativa, um drama, um fardo... Envelhecimento e declínio andam a par e em quase todos os discursos.
Discursos puramente ideológicos, socialmente descontextualizados, que levam a pensar que ficar mais velho é perder competitividade e recusar tudo o que é novo. Bastaria pararmos para pensar em que altura da vida e com que idade pensamos isto, para perceber o erro que cometemos. Começamos a envelhecer no dia em que nascemos. Portanto, envelhecer é natural!
O aumento da esperança de vida é uma boa novidade e abre múltiplas oportunidades. A revolução cinzenta (grisalha) traz desde logo a possibilidade da esperança, um risco que vale a pena !


Precisamos de sair do discurso das estatísticas e da saúde e arranjar uma política que não se limite ao desenvolvimento económico e médico, mas que trate da dimensão social, cultural, geográfica...
É preciso criar condições para uma nova ecologia social,  intergeracional. Há um presente e um futuro em todas as idades se soubermos fazer da nossa vida um sucesso em vez de querermos, somente, ter sucesso na vida!

Envelhecer : Uma escola a tempo inteiro, em que vale a pena apostar!

O Livro de Serge Guérin é um livro para ler e emprestar aos amigos e conhecidos.  Aqui fica a sugestão!

Sem comentários:

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue