As actividades devem ser pensadas com os alunos ou para eles?
Maria José Araújo
As actividades devem ser pensadas com os alunos ou para eles?
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“Brincar é coisa séria!”
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TODAS AS CRIANÇAS PRECISAM DE TI
Continua a ser preciso, todos os dias, mostrar que são os adultos que tem obrigação de cumprir os direitos das crianças.
https://www.youtube.com/watch?v=mJggYdw3I0k
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Portugal como líder mundial no reconhecimento e protecção dos direitos das crianças, enquanto o Reino Unido está entre os países com um desempenho muito baixo.
A fundação internacional dos direitos da criança KidsRights e a Erasmus University Rotterdam publicaram ontem o KidsRights Index 2017, o ranking global anual que registra os desempenhos dos países em relação aos direitos das crianças. O índice visa recolher dados de várias fontes respeitáveis e identifica temas e tendências globais no que respeita os direitos das crianças.
Portugal encabeça o índice, que também tem fortes resultados para a Noruega, Islândia e Suíça, que ocupam os três lugares na tabela. O Reino Unido teve um desempenho dramático de acordo com o Índice, caindo para o 156º lugar, em comparação com o 11º em 2016. Isso deve-se a falhas na área do ambiente propício para os direitos das crianças.
É preciso, todos os dias, aqui, junto das crianças mostrar que as respeitamos, que criamos as condições para cumprir todos os seus direitos.
https://www.childinthecity.org/2017/05/16/portugal-heads-childrens-rights-index-while-uk-plummets/
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Quem não conhece, ouviu, ouviu falar ou se confrontou com os diferentes gritos (berros), a várias vozes, nos contextos educativos ? Na escola, no ATL, no Jardim de Infância ...?
Todos os dias somos confrontados com histórias sobre os comportamentos das crianças, no seu papel de alunas, no contexto escolar. O discurso sobre o comportamento aponta o dedo à criança e sua irreverência. Não sabem estar, não se sabem comportar, berram, etc...
Serão só as crianças?
E, se parássemos um pouco para pensar ?
Quem berra ? Quem grita ? Quem manda calar? Quem é o/a responsável pelo ambiente educativo?
Uma criança que, em casa ou na escola, é confrontada com um estilo "oral" marcado pelo "grito esganiçado, nervoso e violento do adulto, que aprende, diariamente, que elevar a voz para se fazer ouvir é uma pratica legitimada pelos adultos .... porque fará diferente?
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As crianças que contemplam a vida e apreciam o momento são mais felizes. São mais saudáveis, SAO ATENTAS
A sua capacidade de observação, a sua atenção tem de ser estimulada, não reprimida.
Uma criança que passeia ou vagueia no seu pensamento é uma criança atenta. Não é uma criança distraída
Porque estamos sempre a pedir às crianças que se concentrem em matérias que elas não estão a perceber em vez de estarmos atentos ao que as chama à atenção??
Um video delicioso, a não perder
https://www.youtube.com/watch?v=0C43F8VJZ5U
Se queremos que as crianças aprendam, temos de as deixar!
deixar contemplar e tentar aprender com isso!
Porque uma criança a espreitar, atenta ao mundo, à natureza, ao diferente... é uma "criança em estado de aprendizagem"
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