A Urgência dos Direitos da Criança – Encontros de Cidadania
25 de Junho 2013
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva – Braga
A Urgência dos Direitos da Criança – Encontros de Cidadania
25 de Junho 2013
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WHAT IS A CHILD FRIENDLY CITY ?
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Há muitas escolas e muitas pessoas que se preocupam com a escola e a escolarização. Há muitos projectos diferentes que se divulgam todos os dias das mais diferentes formas.
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17 Maio 2013
EB1 Padrão da Légua
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DEBATE
Educação e Educações
com:
Angelina Carvalho e Milice Ribeiro dos Santos
dia 18 de Abril às 14 horas
no Auditório da Escola Superior de Educação
Instituto Politécnico do Porto
Rua Roberto Frias no Porto
Entrada Livre
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Debate dia 21 de Março, Escola Superior de Educação do IPP
https://www.ipp.pt/personnel/News.aspx?id=5541
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Para muitas crianças os TPC, tal qual como os conhecemos, representam muito - em termos do tempo que ocupam no dia a dia da criança - mas muito pouco em termos de estímulos cognitivos.
Dar apoio aos nossos filhos não precisa de ser através dos conteúdos escolares. Aliás para muitos pais essa tarefa é tão difícil que precisam de os colocar nas salas de estudo e/ou no ATL.
Algumas pistas que decorrem das conversas com as crianças, os pais/encarregados de educação e professores:
•Acreditar nas crianças, nas suas potencialidades e criatividade
•Distinguir estudar de TPC
•Promover a vontade de pensar nas coisas – ajudando assim a estruturar o pensamento tão essencial para a aprendizagem formal
• Estar presente e atento ao seu cansaço e aos seus direitos
• Dar atenção ao que elas nos dizem
• Não insistir em muitas atividades diárias sobretudo quando a criança está cansada
• Se a criança tem dificuldades de aprendizagem na escola deve resolver isso na escola, não em casa - e nesse caso, os pais devem incentivar os filhos para que recorram aos professores
• Não é qualquer um que pode ensinar conteudos disciplinares.
Como não é qualquer pessoa que pode fazer uma cirurgia
embora tenha de estar atenta para cuidar da saude do seu filho/a
• Promover a autonomia (não decidir tudo por elas)
Incentivar a criança a resolver os seus problemas com os professores apoiando mas não decidindo por ela. Se ela está cansada e não quer fazer os TPC tem de saber falar sobre isso com o professor/a que a deverá esclarecer sobre o sentido do trabalho proposto
• Não desvalorizar a escola mostrando-lhes que o espaço escolar também lhes pertence
• Fazermo-nos respeitar, valorizando as atividades do quotidiano e o brincar
Se não valorizamos as culturas da infância e o brincar, como queremos que elas nos respeitem?
• Não desvalorizar o trabalho dos professores (tecendo considerações descontextualizadas ou fazendo juízos de valor sobre eles à frente das crianças)
• Idem para os pais
Maria Jose Araujo
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