sábado, 24 de outubro de 2015

CORRER POR PRAZER


CORRER POR PRAZER
Práticas de lazer no tempo livre das crianças e jovens

Maria José Araújo
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto - Portugal
XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde

Enquanto fenómeno central da nossa civilização, o lazer no tempo livre não se reduz ao tempo libertado pelo progresso económico e pela reivindicação social; é também criação histórica, fruto da mudança, do controlo económico, institucional e da vontade individual, com implicações a vários níveis. No que respeita às crianças e jovens, as atividades de tempo livre têm vindo a ser institucionalizadas e o lazer  sujeito a uma certa rotinarização que as "indústrias de lazer" ajudam a banalizar e massificar.
Dançar, jogar, correr e saltar, assim como outras modalidades de exercício físico, no clube ou na escola, fazem parte de um variado leque de opções quotidianas que preenchem os tempos livres das crianças e jovens. São atividades que implicam movimento, que se destacam das atividades formais que eles praticam no seu ofício de aluno/a e são as de que eles mais gostam. Estamos, como refere Machado Pais, perante uma nova ética do lazer que torna a vida numa aventura. Uma aventura que colhe aceitação, quase plena, nas gerações mais jovens, mas que é objeto de constrangimentos por razões de tempo, espaço e segurança. Ainda que o exercício físico e o desporto sejam atividades de grande reconhecimento social, os esforços da investigação para conhecer os lazeres das crianças e jovens não têm sido suficientes para perceber a sua importância para a sua saúde e bem-estar.
Este texto resulta de um trabalho de investigação-ação participativa com crianças e jovens, que teve por objetivo compreender e valorizar as atividades que estes fazem diariamente. Tratou-se de analisar o tipo de atividades que lhes são propostas, o seu papel e participação na definição dessas mesmas atividades, assim como as representações que os pais e/ou encarregados de educação fazem sobre o valor do lazer enquanto investimento útil, quer do ponto de vista pessoal, quer do ponto de vista social e coletivo.

Palavras chave: Crianças e jovens, Lazer, Tempo Livre.

XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde

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