CORRER POR PRAZER
Práticas de lazer no tempo livre das crianças e jovens
Maria José Araújo
Escola Superior de
Educação - Instituto Politécnico do Porto - Portugal
XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Enquanto fenómeno
central da nossa civilização, o lazer no tempo livre não se reduz ao tempo
libertado pelo progresso económico e pela reivindicação social; é também
criação histórica, fruto da mudança, do controlo económico, institucional e da
vontade individual, com implicações a vários níveis. No que respeita às
crianças e jovens, as atividades de tempo livre têm vindo a ser
institucionalizadas e o lazer sujeito a
uma certa rotinarização que as "indústrias de lazer" ajudam a
banalizar e massificar.
Dançar, jogar, correr e
saltar, assim como outras modalidades de exercício físico, no clube ou na
escola, fazem parte de um variado leque de opções quotidianas que preenchem os
tempos livres das crianças e jovens. São atividades que implicam movimento, que
se destacam das atividades formais que eles praticam no seu ofício de aluno/a e
são as de que eles mais gostam. Estamos, como refere Machado Pais, perante uma
nova ética do lazer que torna a vida numa aventura. Uma aventura que colhe
aceitação, quase plena, nas gerações mais jovens, mas que é objeto de constrangimentos
por razões de tempo, espaço e segurança. Ainda que o
exercício físico e o desporto sejam atividades de grande reconhecimento social,
os esforços da investigação para conhecer os
lazeres das crianças e jovens não têm sido suficientes para perceber a sua
importância para a sua saúde e bem-estar.
Este texto resulta de um
trabalho de investigação-ação participativa com crianças e jovens, que teve por
objetivo compreender e valorizar as atividades que estes fazem diariamente. Tratou-se
de analisar o tipo de atividades que lhes são propostas, o seu papel e
participação na definição dessas mesmas atividades, assim como as
representações que os pais e/ou encarregados de educação fazem sobre o valor do
lazer enquanto investimento útil, quer do ponto de vista pessoal, quer do ponto
de vista social e coletivo.
Palavras chave: Crianças e jovens, Lazer, Tempo
Livre.
XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
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