segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Hoje, em Lisboa, mais uma escola fechada a cadeado pelos pais

Os espaços contribuem para o "sucesso educativo das crianças"?

Um entendimento do ambiente educativo em que as crianças se encontram é importante porque antes de mais indica à própria criança o que esta pode fazer. O espaço, a forma como está organizado e arranjado é muito importante para as crianças.
Os modelos e espaços de atendimento para crianças (escolas, creches, jardins de infância, parques infantis, museus etc), bem construídos e que contenham elementos da sua (s) cultura(s) - desenhos, brinquedos, mobiliário e equipamentos adequados ao seu tamanho - , são reveladores de como a importância do espaço para a criança já é geralmente entendida pelos adultos que por elas se responsabilizam como condição do seu bem-estar e equilíbrio socio-emocional.

Uma escola é talvez o espaço em que a criança está mais tempo durante o dia (agora com a Escola a Tempo Inteiro).

Mas palavras para quê?
Ter no centro da capital uma escola que tem de ser fechada a cadeado para chamar à atenção da autarquia e do Ministério para a sua degradação mostra bem como se trata a educação. O espaço é fundamental para o sucesso vital e claro educativo das crianças (e adultos que com elas convivem).

Sem comentários:

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue