sábado, 9 de abril de 2011
CICLO de CONFERENCIAS - Educação e Promoção da Educação para a Saúde
Durante os meses de Abril e Maio realiza-se na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], um Ciclo de Conferências, organizado pelo Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde, curso ministrado em parceria com a Escola Superior de Saúde do IPVC.
Assim, no próximo dia 08 de Abril, às 18h00 terá lugar a Conferência subordinada ao tema “A importância do tempo livre para o bem-estar das crianças”, pela Dra. Maria José Araújo.
Em Maio, no dia 06, às 18h00, estarão em discussão as “Migrações e a construção da doença mental. Um olhar entre a Antropologia e a Etnopsiquiatria”, pelo Prof. Luis Costa, da Universidade Coimbra, seguido da análise à temática “Cidadania Médica e Competência Intercultural: um olhar sobre os Serviços de Saúde Reprodutiva em Portugal no contexto da Imigração Cabo Verdiana”, por Elizabeth Chalinor, do Centro em Rede de Investigação em Antropologia.
A Conferência “Comportamentos de Saúde dos Adolescentes Portugueses. Resultados do HBSC 2010”, acontece dia 27 de Maio, às 18h00, e será protagonizada por Gina Tomé, da Equipa Aventura Social - Universidade Técnica de Lisboa [Faculdade de Motricidade Humana – FMH].
Todas estas as conferências terão lugar na Biblioteca da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana, de entrada gratuita e limitada a 80 participantes. Os interessados deverão enviar um e-mail para biblioteca@ese.ipvc.pt.
Inscrições
A entrada é gratuita e limitada a 80 participantes.
Os interessados deverão enviar um e-mail para biblioteca@ese.ipvc.pt.
Local de Realização
Biblioteca da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Av. Capitão Gaspar de Castro Apartado 513 | 4901-908 Viana do Castelo
Telef: 258 806 200 | Fax: 258 806 209
Site: www.ese.ipvc.pt | E-mail: geral@ese.ipvc.pt
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
05:56
0
comentários
1º Seminário Internacional "Amor, Medo e Poder"
Nos dias 30 e 31 de Maio de 2011, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), terá lugar o 1º Seminário Internacional "Amor, Medo e Poder".
Este seminário pretende reunir profissional e activistas que trabalham com mulheres vítimas de violência de género e reflectir sobre as respostas sociais que estão sendo dadas a esta realidade.
O Call For Papers tem prazo limite até 26 de Abril.
Site do Encontro
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
05:41
0
comentários
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Il était une fois... les technologies du passé.
Era uma vez ....as tecnologias do passado.
Uma mudança em apenas 10 anos!
Ver Filme
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
03:17
1 comentários
domingo, 14 de novembro de 2010
domingo, 10 de outubro de 2010
Video Gaming Prepares Brain For Bigger Tasks
Playing video games for hours on end may prepare your child to become a laparoscopic surgeon one day, a new study has shown. Reorganisation of the brain's cortical network in young men with significant experience playing video games gives them an advantage not only in playing the games but also in performing other tasks requiring visuomotor skills. The findings are published in the October 2010 issue of Elsevier's Cortex.
Researchers from the Centre for Vision Research at York University in Canada compared a group of 13 young men in their twenties, who had played video games at least four hours a week for the previous three years, to a group of 13 young men without that experience. The subjects were placed in a functional magnetic resonance imaging (fMRI) machine and asked to complete a series of increasingly difficult visuomotor tasks, such as using a joystick or looking one way while reaching another way.
"By using high resolution brain imaging (fMRI), we were able to actually measure which brain areas were activated at a given time during the experiment," said Lauren Sergio, associate professor in the Faculty of Health at York University. "We tested how the skills learned from video game experience can transfer over to new tasks, rather than just looking at brain activity while the subject plays a video game."
The study found that during the tasks the less experienced gamers were relying most on the parietal cortex (the brain area typically involved in hand-eye coordination), whereas the experienced gamers showed increased activity in the prefrontal cortex at the front of the brain.
The finding that using visuomotor skills can reorganize how the brain works offers hope for future research into the problems experienced by Alzheimer's patients, who struggle to complete the simplest visuomotor tasks.
Lead author Joshua Granek added that, in future, it would be interesting to study if the brain pattern changes are affected by the type of video games a player has used and the actual total number or hours he has played, and to study female video gamers, whose brain patterns in earlier studies were different than those of males.
Sources: Elsevier, AlphaGalileo Foundation.
http://www.medicalnewstoday.com
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
12:01
1 comentários
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Ser criança não é fácil.
As crianças não são um grupo homogéneo. Cada criança é um ser concreto, um ser social bem identificado, pertence a uma classe social específica, a um género, e integra um grupo geracional, o da infância . E existem tantas infâncias quantas crianças. O facto de falarmos de crianças no sentido lato (crianças em idade escolar), como uma unidade social, como um grupo constituído, com interesses comuns, e de referirmos esses interesses comuns como representativos da idade definida biologicamente, constitui uma evidente manipulação.
Muitas vezes, as crianças não sentem pertencer nem ao mundo dos adultos nem das crianças. São adultos para umas coisas e crianças para outras, como elas próprias dizem, ao referir que não são compreendidas pelos professores ou pelos pais quando estes lhes impõem um modo de estar.
- Ser criança não é fácil.
Então porquê?
- Não nos compreendem.... às vezes quando queremos alguma coisa não nos deixam... a nossa mãe não nos deixa sair porque nós somos pequenos e ela acha que nos pode acontecer alguma coisa..... às vezes o meu irmão porta-se mal e mete as culpas para mim... eu digo que não sou eu, mas a minha mãe mete as culpas para mim... sou mais velha ... e pronto... tenho sempre a culpa.... mesmo que não tenha... já sei... já estou habituada...
- Na escola é igual, tenho sempre a culpa... Mas às vezes tenho a culpa porque sou mais nova....
Como assim?
- ( ...) é assim ...sou sempre eu...
- Então como é isso? Sei lá... às vezes tenho culpa porque sou a mais nova e outras porque sou a mais velha que o meu irmão....
Então tu achas que os adultos não compreendem o que as crianças querem?
- Não ... às vezes não compreendem ....
Muitas crianças se “queixam” de situações como esta, e que são, sobretudo, sinal da forma aleatória com que às vezes as tratamos, ou porque estamos cansados ou porque estamos ocupados com trabalho ou outras actividades.
Será que, nós, os adultos não compreendemos as crianças ?
Araújo, Maria José (2009) Crianças Ocupadas. Lisboa : Prime Books
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
03:59
0
comentários
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Os adultos têm uma noção do que é a leitura muito diferente da das crianças.
Quando se fala de ler normalmente falamos dos livros.Objecto essencial não é contudo o único objecto que propicia a leitura.As crianças por exemplo, aprendem com a televisão, com o computador ou com outros objectos.
Antes mesmo de aprender a ler as crianças devem aprender o valor dessa aprendizagem pois em muito os ajudará quando entram para a escola.
Apropriar-se dos objectos significa inseri-los no nosso quotidiano e dar-lhes sentido, isto é aprender com eles, pois, ajudam a criar novos significados, ultrapassar dificuldades e fazer novas aprendizagens.. O computador, por exemplo,para além de todas as possibilidades que conhecemos, pode ajudar a ultrapassar sentimentos de incompetência fazendo usos compatíveis com cada um.
Para que as crianças possam interessar-se ainda mais pela leitura (dos livros) é necessário que valorizemos igualmente outros objectos que fazem parte dos seus quotidianos e as ajudemos a compreender o verdadeiro prazer da aventura que o livro propõe.
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
05:28
0
comentários
UM PRODUTO REVOLUCIONÁRIO: BOOK
O FUTURO!!!!
Clicar em
BOOK
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
05:14
0
comentários
domingo, 5 de setembro de 2010
Entrada para o lº Ciclo do Ensino Básico: Uma nova etapa na vida das crianças
A entrada para o 1.º Ciclo do Ensino Básico representa uma nova etapa, uma fase nova na vida das crianças e pode marcar o fim de uma vida da brincadeira. Em geral, as crianças têm muitas expectativas e projectos em relação à escola, desde logo porque vão aprender a ler. Começar a estudar na escola significa entrar para o mundo do trabalho escolar, que é um mundo organizado em torno de horários muito rígidos, com trabalho muito específico em função do mandato escolar e que exige à criança não só um grande esforço físico e afectivo como competências para conseguir a sua integração. As crianças têm de se adaptar a alterações significativas das suas rotinas “confortáveis” do dia-a-dia e integrar-se num novo ambiente diferente do ambiente familiar e/ou do ambiente do pré-escolar.
A ansiedade e o medo do insucesso podem condicionar o normal desenvolvimento da criança no espaço escolar. A aprendizagem da leitura e da escrita, das regras e conceitos matemáticos - que é considerada a tarefa fundamental dos primeiros anos de escola -, pode produzir em muitas crianças sentimentos de fracasso por acharem que podem não conseguir realizar essas aprendizagens de forma infalível. As exigências de aprendizagem e o rendimento por parte da escola, a responsabilidade de uma nova vida, são factores capazes de provocar angústias e stress quer nas crianças quer nos pais.
Neste sentido, o apoio dos adultos (mas também dos irmãos mais velhos) é essencial, já que permite dar segurança à criança, permite ajudar a compreender as operações escolares menos concretas, dar confiança num espaço de afectividade essencial para o seu equilíbrio. Ouvir as crianças, perceber as suas expectativas e representações sobre a escola e desmontar essas representações, ajudá-las a perceber o que significam as tarefas persistentes (pouco diferenciadas), estar atento ao seu cansaço .... Ajudar as crianças na transição ou integração escolar, é respeitar os seus ritmos, aproveitar o que elas já sabem para a construção do currículo do Ensino Básico, ajudá-las a sugerir e aceitar as regras de convivência, criar rotinas securizantes que lhes permitam perceber o significado de estudar.
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
14:09
0
comentários
Computador Magalhães no 1º Ciclo do Ensino Básico
Entrevistas
A autoridade não se impõe, conquista-se
Política Educativa
Arquivo do blogue
-
▼
2023
(2)
- ► 09/24 - 10/01 (1)
-
►
2022
(2)
- ► 02/20 - 02/27 (2)
-
►
2021
(2)
- ► 02/21 - 02/28 (1)
- ► 01/24 - 01/31 (1)
-
►
2020
(3)
- ► 11/22 - 11/29 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (1)
- ► 02/09 - 02/16 (1)
-
►
2019
(8)
- ► 10/13 - 10/20 (1)
- ► 09/22 - 09/29 (1)
- ► 05/05 - 05/12 (2)
- ► 03/31 - 04/07 (3)
- ► 01/27 - 02/03 (1)
-
►
2018
(18)
- ► 10/28 - 11/04 (1)
- ► 10/07 - 10/14 (1)
- ► 09/16 - 09/23 (3)
- ► 09/02 - 09/09 (2)
- ► 05/13 - 05/20 (1)
- ► 05/06 - 05/13 (4)
- ► 03/18 - 03/25 (2)
- ► 02/18 - 02/25 (2)
- ► 01/21 - 01/28 (1)
- ► 01/07 - 01/14 (1)
-
►
2017
(34)
- ► 12/17 - 12/24 (2)
- ► 12/03 - 12/10 (1)
- ► 09/17 - 09/24 (2)
- ► 09/10 - 09/17 (1)
- ► 08/27 - 09/03 (1)
- ► 08/20 - 08/27 (3)
- ► 08/13 - 08/20 (2)
- ► 08/06 - 08/13 (1)
- ► 07/16 - 07/23 (3)
- ► 07/02 - 07/09 (1)
- ► 06/25 - 07/02 (1)
- ► 05/28 - 06/04 (1)
- ► 05/14 - 05/21 (2)
- ► 04/23 - 04/30 (2)
- ► 04/16 - 04/23 (5)
- ► 04/09 - 04/16 (2)
- ► 03/19 - 03/26 (1)
- ► 03/12 - 03/19 (1)
- ► 01/29 - 02/05 (1)
- ► 01/15 - 01/22 (1)
-
►
2016
(23)
- ► 11/20 - 11/27 (2)
- ► 10/30 - 11/06 (3)
- ► 10/23 - 10/30 (3)
- ► 09/11 - 09/18 (1)
- ► 08/28 - 09/04 (1)
- ► 05/29 - 06/05 (2)
- ► 05/08 - 05/15 (1)
- ► 05/01 - 05/08 (1)
- ► 03/27 - 04/03 (6)
- ► 03/13 - 03/20 (1)
- ► 02/14 - 02/21 (1)
- ► 01/03 - 01/10 (1)
-
►
2015
(20)
- ► 12/13 - 12/20 (3)
- ► 12/06 - 12/13 (1)
- ► 11/22 - 11/29 (3)
- ► 11/08 - 11/15 (1)
- ► 11/01 - 11/08 (1)
- ► 10/25 - 11/01 (1)
- ► 10/18 - 10/25 (3)
- ► 10/11 - 10/18 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (1)
- ► 08/30 - 09/06 (1)
- ► 05/24 - 05/31 (1)
- ► 05/10 - 05/17 (3)
-
►
2014
(24)
- ► 10/12 - 10/19 (1)
- ► 10/05 - 10/12 (2)
- ► 08/31 - 09/07 (3)
- ► 08/24 - 08/31 (2)
- ► 08/03 - 08/10 (2)
- ► 07/27 - 08/03 (1)
- ► 07/06 - 07/13 (1)
- ► 06/29 - 07/06 (1)
- ► 06/01 - 06/08 (2)
- ► 05/25 - 06/01 (4)
- ► 04/20 - 04/27 (1)
- ► 04/13 - 04/20 (1)
- ► 03/23 - 03/30 (2)
- ► 02/09 - 02/16 (1)
-
►
2013
(25)
- ► 09/29 - 10/06 (1)
- ► 09/15 - 09/22 (1)
- ► 08/25 - 09/01 (6)
- ► 08/11 - 08/18 (3)
- ► 08/04 - 08/11 (1)
- ► 06/30 - 07/07 (1)
- ► 06/23 - 06/30 (2)
- ► 06/02 - 06/09 (2)
- ► 05/05 - 05/12 (1)
- ► 04/14 - 04/21 (1)
- ► 04/07 - 04/14 (2)
- ► 03/17 - 03/24 (2)
- ► 02/24 - 03/03 (1)
- ► 01/20 - 01/27 (1)
-
►
2012
(20)
- ► 11/25 - 12/02 (1)
- ► 10/14 - 10/21 (6)
- ► 09/30 - 10/07 (1)
- ► 06/10 - 06/17 (3)
- ► 06/03 - 06/10 (1)
- ► 05/27 - 06/03 (2)
- ► 05/20 - 05/27 (1)
- ► 03/25 - 04/01 (1)
- ► 01/22 - 01/29 (1)
- ► 01/08 - 01/15 (1)
- ► 01/01 - 01/08 (2)
-
►
2011
(8)
- ► 09/25 - 10/02 (1)
- ► 08/21 - 08/28 (1)
- ► 08/07 - 08/14 (1)
- ► 06/26 - 07/03 (1)
- ► 04/03 - 04/10 (4)
-
►
2010
(18)
- ► 11/14 - 11/21 (1)
- ► 10/10 - 10/17 (1)
- ► 09/19 - 09/26 (1)
- ► 09/05 - 09/12 (3)
- ► 06/20 - 06/27 (3)
- ► 05/23 - 05/30 (1)
- ► 05/02 - 05/09 (1)
- ► 03/07 - 03/14 (1)
- ► 02/14 - 02/21 (2)
- ► 02/07 - 02/14 (1)
- ► 01/24 - 01/31 (2)
- ► 01/03 - 01/10 (1)
-
►
2009
(60)
- ► 12/20 - 12/27 (3)
- ► 11/29 - 12/06 (1)
- ► 11/15 - 11/22 (1)
- ► 11/08 - 11/15 (2)
- ► 11/01 - 11/08 (5)
- ► 10/25 - 11/01 (3)
- ► 10/11 - 10/18 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (3)
- ► 09/27 - 10/04 (1)
- ► 09/13 - 09/20 (3)
- ► 09/06 - 09/13 (1)
- ► 07/05 - 07/12 (1)
- ► 06/21 - 06/28 (1)
- ► 06/07 - 06/14 (3)
- ► 05/31 - 06/07 (4)
- ► 05/24 - 05/31 (1)
- ► 05/17 - 05/24 (7)
- ► 05/10 - 05/17 (1)
- ► 05/03 - 05/10 (5)
- ► 04/26 - 05/03 (4)
- ► 03/29 - 04/05 (2)
- ► 03/22 - 03/29 (3)
- ► 03/15 - 03/22 (1)
- ► 03/01 - 03/08 (3)
-
►
2008
(36)
- ► 12/14 - 12/21 (1)
- ► 11/30 - 12/07 (1)
- ► 11/23 - 11/30 (1)
- ► 11/09 - 11/16 (4)
- ► 11/02 - 11/09 (1)
- ► 10/19 - 10/26 (2)
- ► 10/12 - 10/19 (10)
- ► 10/05 - 10/12 (1)
- ► 09/28 - 10/05 (7)
- ► 09/14 - 09/21 (1)
- ► 09/07 - 09/14 (4)
- ► 05/04 - 05/11 (1)
- ► 02/17 - 02/24 (2)
-
►
2007
(15)
- ► 11/04 - 11/11 (5)
- ► 10/21 - 10/28 (2)
- ► 10/14 - 10/21 (1)
- ► 09/30 - 10/07 (2)
- ► 09/23 - 09/30 (5)