segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Os adultos têm uma noção do que é a leitura muito diferente da das crianças.

Quando se fala de ler normalmente falamos dos livros.Objecto essencial não é contudo o único objecto que propicia a leitura.As crianças por exemplo, aprendem com a televisão, com o computador ou com outros objectos.
Antes mesmo de aprender a ler as crianças devem aprender o valor dessa aprendizagem pois em muito os ajudará quando entram para a escola.
Apropriar-se dos objectos significa inseri-los no nosso quotidiano e dar-lhes sentido, isto é aprender com eles, pois, ajudam a criar novos significados, ultrapassar dificuldades e fazer novas aprendizagens.. O computador, por exemplo,para além de todas as possibilidades que conhecemos, pode ajudar a ultrapassar sentimentos de incompetência fazendo usos compatíveis com cada um.

Para que as crianças possam interessar-se ainda mais pela leitura (dos livros) é necessário que valorizemos igualmente outros objectos que fazem parte dos seus quotidianos e as ajudemos a compreender o verdadeiro prazer da aventura que o livro propõe.

Sem comentários:

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue