sábado, 22 de setembro de 2018

20 anos a investigar, ensinar, pensar, tocar e ouvir música na escola e fora dela.

13 de Outubro 
Escola Superior de Educação do Porto



A escolarização tem tido como prioridade o ensino da leitura, centrada na produção escrita e na comunicação oral, e a aquisição de competências básicas na matemática. As áreas de expressão e educação artística são, muitas vezes, relegadas para o trabalho nos horários pós-escolares, desenvolvem-se sobretudo fora do tempo escolar nas AEC (actividades de enriquecimento curricular) ou através das iniciativas culturais privadas que se multiplicam sem um plano sistemático, reflexivo, que permita uma organização em função dos interesses das crianças. Muitas vezes, esses apoios evidenciam um esforço de propagação de uma cultura para educar e nem sempre a possibilidade de acesso a experiências significativas que propiciem o desenvolvimento expressivo das crianças.
A educação e expressão artística não podem ser reféns da fórmula escolar, pelo que o debate sobre o lugar da música e educação musical é essencial. 

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