... o Unicórnio
comeu o meu trabalho de casa!
Presença frequente na literatura e filmes de aventuras e ficção o unicórnio surge nas obras de Lewis Carroll, C.S. Lewis entre outros.
Ligado ao TPC (Homework) leva-nos para esse mundo absolutamente ficcional que representa o desespero com que muitas crianças e jovens hoje encaram a escola e o conhecimento.
A sigla TPC (trabalho para casa), conhecida no universo de todos, é muito utilizada pelas crianças para brincar e inventar outras designações: trabalho para carecas, trabalho para cábulas, trabalho para camelos, tortura para crianças, trabalho p’ra chatear etc., o que pode ser um indicador de uma reflexão crítica relativamente ao que significa este tipo de trabalho, para elas monótono, difícil, sem sentido e sem qualquer atractivo, roubando-lhes, inclusive, o tempo de brincar. Assim, a forma descontraída e humorística com que utilizam estas designações é uma maneira de relativizar e aceitar este tipo de trabalho, alienante e sem sentido, constituindo a subversão da designação pela manutenção das iniciais (TPC) uma forma de resistência simbólica e difusa a algo que normalmente sentem como hostil.
O Unicórnio literalmente come e engole o assunto, resolvendo assim o problema.
E nós o que vamos fazer?
Sem comentários:
Enviar um comentário