sábado, 23 de setembro de 2017

Não fui feita para fazer Trabalhos de Casa!!







Podemos estar aqui perante várias situações: trabalho quotidiano em casa: lavar, passar a ferro etc. Mas esta frase remete-nos, quase de imediato, para a problemática do TPC.

Um dos problemas dos TPC (Homework) é que dá a ideia de que qualquer pessoa pode ensinar. Não é verdade! Por isso se marcam tarefas.
Não é qualquer pessoa que ensina a estudar, porque não é fácil e exige formação e competências específicas nos conteúdos a ensinar. Exige conhecer as crianças e os jovens, as suas culturas, mas também vontade de os entender, disponibilidade para ouvir e para compreender o modo como ele e elas aprendem e valorizam o que aprendem.

Os «trabalhos de casa» têm estado presentes em todos os ambientes familiares independentemente do seu contexto social e cultural. No entanto, não têm o mesmo tipo de consequências, positivas ou negativas, em todas as crianças. Os TPC, enquanto prática institucionalizada representam para a maioria das crianças uma sobrecarga de trabalho num tempo que deveria ser para brincar. A escola tem objectivos curriculares, mas as crianças também têm objectivos e expectativas que têm sido ignorados. Neste sentido, o trabalho escolar deve ser feito na escola.

Muitos pais e professores acham que se elas trabalharem muito fora do período escolar vão ter mais sucesso na escola. Mas a realidade não é tão linear. Na maior parte das vezes, fica por alcançar o idealizado. Ou pode, ter lugar um efeito contrário ao pretendido.
Normalmente tem!

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A autoridade não se impõe, conquista-se

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