domingo, 9 de novembro de 2008

Estamos fartos Sra. Ministra!

Estou cheio disto..... na escola não se aguenta a competição, a burocracia, ainda o que vale são os putos.
Não conheço professor que não subscreva esta frase, e até alguns políticos como é o caso do Miguel Portas

(...)

Estive nas duas manifestações

Porque politicamente estou solidário com esta luta, mas também porque sou pai de dois filhos que estudam na escola pública. Quero que eles gostem das escolas que frequentam. Quero que aprendam, que estudem e que tenham aproveitamento. Sei que têm professores melhores e piores, como estes sabem que têm alunos mais interessantes e interessados e outros nem tanto. É assim a vida, feita de encantos e desgostos. Gosto dela porque é assim, imperfeita e por isso aperfeiçoável. Do que não gosto é de uma escola que, frustrando os professores, não se pode encontrar com os alunos, que são a sua razão de ser. Uma escola de professores desesperados e angustiados é uma escola que morre dentro de muros. É por isso que a ministra até podia ter a melhor avaliação deste mundo, mas não servir. A avaliação que urge não é a dos professores, mas a de um ministério e de uma ministra que têm sido incapazes de perceber o mal que estão a fazer às próprias escolas. Não preciso de muita papelada nem de conselhos científicos para concluir que o problema mora em cima.texto completo

Miguel Portas

2 comentários:

Anónimo disse...

No período do Estado Novo os valores para a Escola eram: a hierarquia, a disciplina e a obediência. Um regime ditatorial no sentido da centralização do poder na imagem de um só homem, contra a liberdade individual e colectiva.
Nesta altuira a escola tornou-se um aparelho de doutrinação e a sua função educativa tornou-se mais importante que a instrução. A escola era vista como uma agência não para a aquisição de conhecimentos mas para a formação de consciências.
A educação devia apoiar o regime e limitar os riscos....

È este apoio que quer o Sr Ministro?

Não sou eu que o digo é a Ana Benavente (do PS) no seu livro : Escola, Professores e Processos de Mudança.

Anónimo disse...

O primeiro Ministro e a Sra Ministra da Educação falam como se os sindicatos fossem proibidos em Portugal. Como se houvesse boas e más manifestações.

Não há mal nenhum que os sindicatos convoquem manifestações e os professores adiram. Não é proibido e nós professores somos grandinhos, sabemos o que queremos e suficientemente espertos para perceber que os senhores não sabem o que dizer.

Manipular 120 mil pessoas é muito menos do que o PS fiz para ter uma maioria! Assim, em matéria de manipulação os senhores ganham.

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue