sábado, 1 de julho de 2017

BRINCAR É COISA SÉRIA!


“Brincar é coisa séria!” 


Começou ontem, dia 30 Junho pelas10h, no Auditório Municipal de Esposende, o  debate -  enquadrado no Seminário "REVISTAR O VALOR DO BRINCAR" - em todas as idades, com particular atenção para o significado  das brincadeiras para os mais novos.


O objetivo central desta iniciativa prende-se com a necessidade de refletir sobre a importância do BRINCAR e a forma como tem mudado ao longo do tempo. Na verdade o que foi mudando foi a forma como pensamos os tempos das crianças e os seus direitos ao tempo livre. 
A institucionalização da infância tem criado constrangimentos à forma como proporcionamos o direito ao brincar, por exemplo ao ar livre.

Adultos/educadores e educadoras tem, hoje, em Esposende a possibilidade de dedicar algum do seu tempo a esta questão, na medida em que a organização do encontro convidou as famílias, e a comunidade em geral, para visitar e participar nas diversas atividades lúdicas que serão dinamizadas no âmbito da  FEIRA DO BRINCAR, na zona ribeirinha do concelho

Programa http://www.esposende.pt/BCS/lorem-ipsumy/
Mais informações:http://www.esposende.pt/BCS/


Organização:  Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e com o Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica.


HOJE BRINCAR EM ESPOSENDE É POSSÍVEL.
VAMOS A ISSO!! 

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Dia Mundial da Criança


TODAS AS CRIANÇAS PRECISAM DE TI

Continua a ser preciso, todos os dias, mostrar que  são os adultos que tem obrigação de cumprir os direitos das crianças.


https://www.youtube.com/watch?v=mJggYdw3I0k

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Direitos das Crianças

Portugal como líder mundial no reconhecimento e protecção dos direitos das crianças, enquanto o Reino Unido está entre os países com um desempenho muito baixo.

A fundação internacional dos direitos da criança KidsRights e a Erasmus University Rotterdam publicaram ontem o KidsRights Index 2017, o ranking global anual que registra os desempenhos dos países em relação aos direitos das crianças. O índice visa recolher dados de várias fontes respeitáveis e identifica temas e tendências globais no que respeita os direitos das crianças.

Portugal encabeça o índice, que também tem fortes resultados para a Noruega, Islândia e Suíça, que ocupam os  três lugares na tabela. O Reino Unido teve um desempenho dramático de acordo com o Índice, caindo para o 156º lugar, em comparação com o 11º em 2016. Isso deve-se a falhas na área do ambiente propício para os direitos das crianças.


É preciso, todos os dias, aqui, junto das crianças mostrar que as respeitamos, que criamos as condições para cumprir todos os seus direitos.

https://www.childinthecity.org/2017/05/16/portugal-heads-childrens-rights-index-while-uk-plummets/

terça-feira, 16 de maio de 2017

BERRAR ! Um estilo violento de sociabilidade



Quem não conhece, ouviu, ouviu falar ou se confrontou com os diferentes gritos (berros), a várias vozes, nos contextos educativos ? Na escola, no ATL, no Jardim de Infância ...?

Todos os dias somos confrontados com histórias sobre os comportamentos das crianças, no seu papel de alunas, no contexto escolar. O discurso sobre o comportamento aponta o dedo à criança e sua irreverência. Não sabem estar, não se sabem comportar, berram, etc...
Serão só as crianças?

E, se parássemos um pouco para pensar ?

Quem berra ? Quem grita ? Quem manda calar? Quem é o/a responsável pelo ambiente educativo?

Uma criança que, em casa ou na escola, é confrontada com um estilo "oral" marcado pelo "grito esganiçado, nervoso e violento do adulto, que aprende, diariamente, que elevar a voz para se fazer ouvir é uma pratica legitimada pelos adultos .... porque fará diferente?


segunda-feira, 24 de abril de 2017

Se queremos que as crianças aprendam, temos de as deixar!

As crianças que contemplam a vida e apreciam o momento são mais felizes. São mais saudáveis, SAO ATENTAS

A sua capacidade de observação, a sua atenção tem de ser estimulada, não reprimida.

Uma criança que passeia ou vagueia no seu pensamento é uma criança atenta. Não é uma criança distraída

Porque estamos sempre a pedir às crianças que se concentrem em matérias que elas não estão a perceber em vez de estarmos atentos ao que as chama à atenção??


Um video delicioso, a não perder

https://www.youtube.com/watch?v=0C43F8VJZ5U

Se queremos que as crianças aprendam, temos de as deixar!
deixar contemplar e tentar aprender com isso!
Porque uma criança a espreitar, atenta ao mundo, à natureza, ao diferente... é uma "criança em estado de aprendizagem"

TPC: trabalhar em horário pós-laboral


Serão da Bonjóia
Dia 27 de abril de 2017 – às 21h15
Na Quinta de Bonjóia

Ciclo da Sociedade:
TPC: trabalhar em horário pós-laboral
Maria José Araújo


Como todos sabemos, à maioria das crianças são propostos como “trabalhos para casa - TPC” tarefas que incluem cópias de textos, repetições de palavras (várias vezes), fichas com contas e problemas diversos que na maior parte das vezes se limitam a reproduzir os conteúdos dos livros ou o que eventualmente foi feito e explicado na aula. Aliás, está quase tudo no caderno ou no livro, é só copiar. Este ritual é para muitas crianças, sobretudo para as mais pequenas, tudo o que elas conhecem como próprio do ato de estudar. De facto, ao confundir-se estudar com este tipo de “trabalhos para casa”, estamos a afastar a hipótese das crianças se familiarizarem com o interesse pelo conhecimento satisfazendo a sua curiosidade natural através da pesquisa. A escolarização é muito importante e por isso mesmo é preciso que o estudo fora da escola seja incentivado a partir do interesse e das culturas das crianças”.

Para questionar a temática TPC: trabalhar em horário pós-laboral, e mostrar a importância de dar à escola o que é da escola e à casa o que é da casa, estaremos no dia 27 na Quinta de Bonjóia.

sábado, 22 de abril de 2017

A Escola das boas noticias

Há excelentes professores que, no sossego da sua profissão, ajudam tantas crianças a crescer saudavelmente. Que cumprem a sua função e dignificam a escola pública.

" Hoje a professora levou as crianças a passear.  (8 anos de idade).
Não foi somente um passeio. 
Ela tinha pedido aos meninos e meninas que tivessem Camara fotográfica que pedissem aos pais para levar. 
Também podiam levar telemóvel. 
Ela mesmo levou uma máquina para os que não tinham.

Fotografámos imenso. 

Antes de sair da escola a professora alertou para o objetivo do passeio. : VER
Ver e captar o momento!

Tiramos várias fotos a insectos. Os locais onde passeavam, onde pousavam ... como se movimentavam... 
ver um bichinho na sua casinha (no seu "habitat" natural) é uma delicia!
contemplar um pequeno animal em liberdade é coisa que não se esquece!
perceber a natureza e poder participar desse "milagre", é uma sensação única!

Gostei , gostei muito, diziam eles e elas todos contentes. 
Calmos e agradados  com a sua professora. 
É muito fixe a nossa professora!

O que vão fazer com as fotos?
resposta em uníssono: TRABALHO DE PROJETO "

Isto sim, dignifica o ato de educar, mostra atitude educativa, sabedoria ...
establecer uma relação com as crianças e com o conhecimento, valorizar o conhecimento da vida e aproveitar para motivar e satisfazer a curiosidade das crianças ...

Hoje, há professoras que merecem o nome.
Parabéns!!

Trabalho escolar e preconceito - INACREDITÁVEL !!


Bom, hoje, as noticias são mais que muitas no meu email.
Uns queixam-se que a "diretora" da escola não deixa os meninos brincar outros, que o professor maltratou a turma  ...

e cito:

O professor entregou umas fichas para os alunos fazerem com a seguinte recomendação:

"Os meninos "normais" conseguem fazer todas as fichas rápido, os outros não.

Bem...  mais um educador que não dignifica a classe dos professores.
 Que faz com que os pais tomem a parte pelo todo.

Eu sou professora e não quero que isto se passe na sala ao lado da minha. Como faço??
Temos de acabar com isto!!


Sem palavras neste comentário.
Deixo para o leitor o comentário

Mas não consigo deixar de escrever: INACREDITÁVEL!!

BRINCAR NO RECREIO É UM DIREITO

Brincar no recreio da escola é um direito e não está "nas mãos" dos educadores  decidir se a criança brinca ou não. 

O que está "nas mãos" dos educadores é providenciar para que a criança brinque.

Está tudo virado do avesso quando na Escola Pública, uma professora decide que as crianças brincam ou não e, decide  que as crianças não podem ter bolas, cordas ou outros objetos de brincar para se entreterem no recreio.
E, não podem porquê?
 porque e cito :
                 não é permitido, ponto final!!

Esta professora, também coordenadora de estabelecimento de uma Escola pública portuguesa, gratuita e obrigatória, não sabe que brincar é um direito.
Que a escola tem de ser justa e aplicar a lei
Que a escola publica é de todos nós e quem a coordena está a cumprir um mandato, não pode exercer o poder (o seu pequeno poder) de qualquer forma pois, está a representar todos os pais e encarregados de educação, os colegas, o ministério etc...
E, não sabe que brincar no recreio é fundamental para crianças e adultos. É o único espaço de tempo que as crianças têm para inventar, reinventar e perpetuar as suas culturas, é vital para o seu bem estar ... para o seu sucesso escolar e de vida ... e é importante para todos nós.


E porque é que não sabe? - porque não está atenta à lei, porque acha que as crianças são objetos que lhe pertencem e ela pode decidir o que lhe apetecer; porque não percebe nada de culturas de infância nem de socialização; porque não sabe o que é ser criança e precisar de estar com outros, brincar e jogar! ... entre outras coisas.

Esta educadora não nos dignifica, faz com que os pais pensem que brincar é errado e, sobretudo não respeita os e as colegas da sua própria escola que, são vistos como inibidores do brincar, desrespeitadores da lei, prevaricadores/as,  quando na verdade não estão de acordo com este absurdo!


Os recreios / intervalos são para brincar e descansar quer para as crianças no seu papel de alunos/as) quer para professores/as.
 São pausas  essenciais para conversar (brincar) uns com os outros ... 

Tirar o recreio a uma criança é crime!! 
Não deixar ter no recreio objetos de brincar é ignorância e prepotência
isto é que é ponto final!!


Fica a informação:
Direitos das crianças
https://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf

Todos tem direito a brincar
https://www.youtube.com/watch?v=16WygVG03Qg

E QUEM CUIDA DOS CUIDADORES?



"Muitas destas pessoas transformam-se em cuidadores e cuidadoras por amor e necessidade. Assistem à degradação diária das pessoas de quem gostam e estão lá. Dão o seu tempo e aprendem por instinto. Procuram informalmente quem esteja em situações semelhantes, porque é preciso partilhar informações, dúvidas e angústias.(...)
Um texto generoso, profissional, carinhoso e solidário do José Soeiro, a ler

Todo o texto:

http://expresso.sapo.pt/blogues/jose-soeiro/2017-04-21-E-quem-cuida-dos-cuidadores-

A autoridade não se impõe, conquista-se

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