sábado, 22 de abril de 2017

BRINCAR NO RECREIO É UM DIREITO

Brincar no recreio da escola é um direito e não está "nas mãos" dos educadores  decidir se a criança brinca ou não. 

O que está "nas mãos" dos educadores é providenciar para que a criança brinque.

Está tudo virado do avesso quando na Escola Pública, uma professora decide que as crianças brincam ou não e, decide  que as crianças não podem ter bolas, cordas ou outros objetos de brincar para se entreterem no recreio.
E, não podem porquê?
 porque e cito :
                 não é permitido, ponto final!!

Esta professora, também coordenadora de estabelecimento de uma Escola pública portuguesa, gratuita e obrigatória, não sabe que brincar é um direito.
Que a escola tem de ser justa e aplicar a lei
Que a escola publica é de todos nós e quem a coordena está a cumprir um mandato, não pode exercer o poder (o seu pequeno poder) de qualquer forma pois, está a representar todos os pais e encarregados de educação, os colegas, o ministério etc...
E, não sabe que brincar no recreio é fundamental para crianças e adultos. É o único espaço de tempo que as crianças têm para inventar, reinventar e perpetuar as suas culturas, é vital para o seu bem estar ... para o seu sucesso escolar e de vida ... e é importante para todos nós.


E porque é que não sabe? - porque não está atenta à lei, porque acha que as crianças são objetos que lhe pertencem e ela pode decidir o que lhe apetecer; porque não percebe nada de culturas de infância nem de socialização; porque não sabe o que é ser criança e precisar de estar com outros, brincar e jogar! ... entre outras coisas.

Esta educadora não nos dignifica, faz com que os pais pensem que brincar é errado e, sobretudo não respeita os e as colegas da sua própria escola que, são vistos como inibidores do brincar, desrespeitadores da lei, prevaricadores/as,  quando na verdade não estão de acordo com este absurdo!


Os recreios / intervalos são para brincar e descansar quer para as crianças no seu papel de alunos/as) quer para professores/as.
 São pausas  essenciais para conversar (brincar) uns com os outros ... 

Tirar o recreio a uma criança é crime!! 
Não deixar ter no recreio objetos de brincar é ignorância e prepotência
isto é que é ponto final!!


Fica a informação:
Direitos das crianças
https://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf

Todos tem direito a brincar
https://www.youtube.com/watch?v=16WygVG03Qg

Sem comentários:

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue