quinta-feira, 2 de junho de 2016

O valor dos Jogos eletronicos

O valor dos jogos eletronicos por Paul Gee

Talvez nem fosse preciso dizer que quanto mais inibimos as crianças de brincar e sociabilizar com o seu grupo de pares e com os adultos mais elas se ligam ao que conseguem agarrar: o tablet, o computador, o telefone ou qualquer outro equipamento ..

Na verdade são equipamentos  essenciais para a aprendizagem não prejudiciais.



https://www.youtube.com/watch?v=JnEN2Sm4IIQ

Dia da criança

Ontem como hoje o dia mundial da criança. De que falamos durante o dia?
De como contribuímos com o nosso olhar de adultos para infernizar o quotidiano das crianças.
Hoje é ainda preciso lembrar que as crianças crescem em contacto com a natureza:
Que precisam de espaços de ar livre para crescer e assim não podem estar sempre em espaços fechados e controlados;
Que precisam correr e assim espaço e tempo de para isso ;
Que precisam conversar e assim ter tempo para isso;
Que precisam de dançar e cantar e assim ter ambiente para isso;
Que precisam ser escutadas e assim ter quem as escute e não só as mande calar;
Que precisam de falar sobre o que gostam e querem e assim ter tempo e espaço para isso;
Que precisam de se movimentar e assim não estar constantemente a ser mandadas sentar;
Que precisam de ser respeitadas e assim ser respeitadas os seus direitos consagrados na lei;
Que precisam ser tratadas como pessoas ...
Enfim que precisam de brincar e conviver com os seus colegas e amigos...
...

Ontem como hoje precisam da nossa cuidada atenção.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Activités de temps libre dans les institutions en charge de l’enfance. Une étude au Portugal



Les Dossiers des Sciences de l’Éducation

 

Activités de temps libre dans les institutions en charge de l’enfance. Une étude au Portugal
Maria José Araújo

Au Portugal, comme dans d’autres pays européens, les activités extrascolaires offertes aux enfants sont très hétérogènes et visent surtout, d’une part, à occuper les enfants pendant leur temps libre et, d’autre part, à leur permettre d’avoir des activités d’expression et artistiques que puissent les aider dans la réussite scolaire. De plus, les parents ont besoin d’un espace où ils puissent « laisser leurs enfants en sécurité ». C’est dans ce contexte que surgit le projet de l’École à Temps Plein. Comme le disent Bourdieu et Passeron (1970) mais aussi Chauveau & Rogovas-Chauveau (1995), un des facteurs essentiels de la réussite scolaire est une répercussion des activités extrascolaires sur le temps scolaire. Ces activités fortement influencées par la famille s’opposent au cadre scolaire relié à l’obligation. La relation que la société entretient avec ces activités ne cesse d’évoluer entrainant de profonds changements dans la vie des enfants. Cependant ces activités de temps libre ne se positionnent pas seulement comme un complément de l’éducation formelle, elles apportent aussi aux enfants des compétences spécifiques qu’ils n’auraient pas pu acquérir dans le cadre des apprentissages formels. Analyser les différentes représentations sociales des parents vise à comprendre quelle valeur les parents donnent aux activités réalisées par leurs enfants. Le concept de représentation sociale permet d’explorer les différentes images, les stéréotypes, les opinions, les croyances et les attitudes relatives aux activités et fournit un cadre intéressant pour la compréhension de la valeur des activités en dehors de la classe (Montandon, 2011).

Cet article propose une réflexion sur les activités informelles et l’institutionnalisation du temps libre des enfants entre six et dix ans au Portugal. Il s’appuie sur une recherche développée dans le cadre des activités de temps libre, et s’interroge sur les activités informelles et l’institutionnalisation du temps libre des enfants.
 

quinta-feira, 5 de maio de 2016

As crianças o tempo livre e as atividades


Quem escolhe as atividades?
 
É importante respeitar o interesse das crianças na hora de escolher as atividades que fazem no seu tempo livre.

"Se são obrigados a fazer tarefas que não querem, então deixa de ser tempo livre para ser tempo não livre: ocupado forçadamente", "se preenchem esse tempo livre com atividades que escolhem e gostam, então é tempo livre ocupado livremente e, em princípio, tudo corre bem". A questão fundamental é "distinguir entre ocupar livremente ou forçadamente um tempo que estava livre". Porque se ocupamos forçosamente elas ficam "irritadas e cansadas".

Na verdade o que se constata é que "a maior parte das crianças não escolhe as atividades que faz". E se não a escolhe, "não a compreende ou não quer fazer, isso significa que não vai aproveitar".  (...)

Revista Pais & Filhos
www.paisefilhos.pt

sábado, 2 de abril de 2016

Presos tem mais tempo livre ao ar livre do quê muitas criancas

IRONIA?


"Presos de uma prisão de alta segurança nos Estados Unidos têm autorização para passarem duas horas no pátio. Por estranho que pareça, é o dobro do tempo que passam ao ar livre os jovens de todo o mundo, entre os 5 e os 12 anos (...)"

Ler em: http://www.dinheirovivo.pt/buzz/libertem-as-criancas-menos-tempo-ao-ar-livre-do-que-um-prisioneiro/#sthash.PcCQH4jd.dpuf

The homework myth by Alfie Konh

After spending most of the day in school, children are typically given additional assignments to be completed at home.  This is a rather curious fact when you stop to think about it, but not as curious as the fact that few people ever stop To think about...

http://www.alfiekohn.org/articles/

TPC para quê? - Jose Soeiro



(...)

A discussão não é nova e em alguns países até deu azo a que pura e simplesmente se proibissem os “trabalhos para casa”. Aconteceu em França, aconteceu em Espanha e aconteceu na Finlândia, tida como um modelo do ponto de vista do sistema de ensino e do sucesso escolar. Nesses países, os TPC foram abolidos para as crianças até aos 11 anos.

http://expresso.sapo.pt/blogues/jose-soeiro/2016-04-01-TPC-para-que-

Teacher live the kids alone 😉

Como só o Pink Floyd


https://m.youtube.com/watch?v=7iITFrcNLcA

domingo, 27 de março de 2016

TPC nas Férias?



Este Domingo as crianças tiveram a ajuda  da Clara Viana -jornal Público
Numa reportagem fiel ao que nos diz a realidade vivida por muitas criancas , esta reportagem ajuda  os pais a pensar neste assunto e talvez ajude todos nós a saber respeitar o direito às férias

Ver:
https://www.publico.pt/sociedade/noticia/quando-os-tpc-se-transformam-num-pesadelo-e-transformam-as-ferias-numa-miragem-1727267


Os TPC : contra ou a favor?


Não se trata de estar contra ou a favor dos Trabalhos Escolares em Casa ou no ATL  ou mesmo na Escola

- Trata-se de compreender qual o objetivo dos trabalhos escolares depois das aulas - fora da sala de aula;
Trata-se de compreender a questão do ponto de vista das crianças no seu papel de alunas;
- Trata-se de respeitar os seus direitos.
- Trata-se ainda de lhes transmitir uma mensagem essencial: É bom andar na Escola porque é bom saber. 
Os TPC dão às crianças uma informação contraria a esta. 
Os TPC tal como os conhecemos (copias, contas e fichas) fazem com que as crianças olhem a Escola como SECA.
É isso que queremos?

Por outro lado, Fazer TPC - prescritos pelos professores é o mesmo que estudar?
Para as crianças que estão a frequentar o lº ciclo do Ensino Básico não é a mesma coisa
Estudar é querer saber mais. Isso é bom e ajuda a construir um conhecimento sobre o mundo. Obviamente que querer saber mais é conseguir ser mais competente também na Escola

Fazer TPC é fazer o que manda o / a professora.
Portanto há uma diferença muito grande. 
Não tem nenhum estímulo, é quase sempre mera repetição de tarefas iguais às que se fizeram na sala de aula

Nao estará na altura de cortar com esta rotina?

A autoridade não se impõe, conquista-se

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