Decorre hoje e amanhã em Bruxelas a conferência sob o tema "Acting locally for a society for all"
Em 1992 as Nações Unidas decretaram que Dezembro seria a data para o dia das pessoas com incapacidade. Para marcar a data a Comissão Europeia organiza uma conferência na primeira semana do mês de Dezembro de cada ano em colaboração com European Disability Forum (EDF). Este ano será dias 1 e 2 em Bruxelas.
Haverá sessões temáticas e serão discutidas e apresentadas propostas que permitam ultrapassar as actuais barreiras às pessoas com algum tipo de incapacidade. De facto, estas pessoas tem o mesmo direito a ter acesso a bens e serviços e a contribuir para o desenvolvimento social e economico como qualquer outro cidadão.
mais informações
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
European Day of People with Disabilities 2008
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
02:24
0
comentários
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Relatorio sobre as AEC em Caldas da Rainha
(...)
as recomendações vão no sentido de acabar com a falta de comunicação, possibilitando a mudança das metodologias e conseguir que as AEC tenham uma componente mais lúdica “para não serem aulas clássicas”. Isto para não sobrecarregar as crianças. (...)
texto completo
Jonal das Caldas
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
17:29
0
comentários
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Reitor da Universidade de Lisboa demite-se
António da Nóvoa afirmou que "ninguém compreenderia que tudo mudasse na orgânica da universidade, dos estatutos até à direcção das faculdades, e que o reitor se mantivesse". O ex-reitor referia-se às alterações do estatuto das universidades públicas e ao novo regime jurídico das instituições do Ensino Superior.
texto completo
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
15:46
0
comentários
terça-feira, 11 de novembro de 2008
L'ecole de demain
"Faire un projet pour lécole, c'est faire une hypothèse sur l'état de la soci'et'e. Admettons que la notre se dirigera vers la "fin de léconomie" et que les moyens humains dont il a besoin sreont attribués au système éducatif. Comment utilisera-t-il ces moyens en visant quels objectifs?
L'école et la cité
Un des rôles de l'école est de participer au maintien, dans la cité, de la paix intérieure sans laquelle toute communauté se délite. Cette paix ne peut être préservée que si chacun respecte les règles de vie décidées en commun.
Ce constat nous plonge immédiatement au coeur de la contradiction qu'affronte le système éducatif, si l'on admet que son objectif est d'aider chacun à devenir une personne capable de libérté, liberté de penser comme liberté d'agir.
Cette capacité suppose le résistence face aux idées reçus ou aux comportement imposés. L'enseignement doit alors inciter à ne pas répéter les formules d'un maître à penser, ni à imiter les actions d'un chef. Il propose le doute et le choix personnel; il valorise la non-soumission et peut donc être considéré comme un danger pour la stabili´te de la société."
Mon utopie - Albert Jacquart
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
08:47
0
comentários
As Escolas !
As carreiras não se podem comparar. Cada uma tem as suas especificidades, se a avaliação tem de existir porque também existe na função pública, então os professores (COMO NA RESTANTE FUNÇÃO PÚBLICA) deviam trabalhar 35 horas na escola e ser pagos por cada hora extraordinária. Se assim fosse o Ministério teria de criar as condições para nós trabalharmos: computadores, impressoras, etc. Não é numa sala com 18 cadeiras e 6 mesas que 70 professores conseguem trabalhar, computadores pré-históricos com várias versões do Windows. 1 professor a fazer o trabalho de 1 técnico de informática, que para resolver os problemas técnicos não deveria dar aulas. Se os funcionários públicos não levam trabalho para casa, nós também não deveríamos levar. Por isso as carreiras não se podem comparar. O que diriam os pais se nós estabelecêssemos quotas para o nível 5 e para o nível 4. Aqui não se trata de ser chefe ou mais competente, toda a vida os cargos pedagógicos foram exercidos com competência sem ser preciso haver professores titulares. São só medidas economicistas.
Não é para valorizar o mérito mas apenas para impedir que todos cheguem ao topo da carreira.
Os chefes de departamento eram eleitos democraticamente entre os seus pares, a partir de agora vão ser nomeados pelo director. É preciso ter o poder controlado….
Choque tecnológico…. Equipem as escolas como deve ser, ponham salas com computadores suficientes para servir os alunos das escolas, não seria preciso dar computadores aos alunos. Se a sala de estudo tivesse computadores e fosse minimamente confortável os alunos sentiriam prazer em trabalhar. Não é como na maior parte das escolas que a sala de estudo tem 4 computadores velhos a funcionar mal, numa sala gelada e desconfortável. Os alunos não têm acesso a uma impressora nem a scanner. (grande choque)!
Há alunos beneficiados pela acção social escolar que ainda não têm manuais, os cadernos de actividades destes alunos são usados (com os exercícios todos feitos, as figuras pintadas, os jogos resolvidos, os desenhos feitos), grande motivação…..
Professora do 2º Ciclo EB
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
04:52
2
comentários
domingo, 9 de novembro de 2008
Estamos fartos Sra. Ministra!
Estou cheio disto..... na escola não se aguenta a competição, a burocracia, ainda o que vale são os putos.
Não conheço professor que não subscreva esta frase, e até alguns políticos como é o caso do Miguel Portas
(...)
Estive nas duas manifestações
Porque politicamente estou solidário com esta luta, mas também porque sou pai de dois filhos que estudam na escola pública. Quero que eles gostem das escolas que frequentam. Quero que aprendam, que estudem e que tenham aproveitamento. Sei que têm professores melhores e piores, como estes sabem que têm alunos mais interessantes e interessados e outros nem tanto. É assim a vida, feita de encantos e desgostos. Gosto dela porque é assim, imperfeita e por isso aperfeiçoável. Do que não gosto é de uma escola que, frustrando os professores, não se pode encontrar com os alunos, que são a sua razão de ser. Uma escola de professores desesperados e angustiados é uma escola que morre dentro de muros. É por isso que a ministra até podia ter a melhor avaliação deste mundo, mas não servir. A avaliação que urge não é a dos professores, mas a de um ministério e de uma ministra que têm sido incapazes de perceber o mal que estão a fazer às próprias escolas. Não preciso de muita papelada nem de conselhos científicos para concluir que o problema mora em cima.texto completo
Miguel Portas
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
08:57
2
comentários
sábado, 8 de novembro de 2008
- Stora alguém pode ser castigado por uma coisa que não fez?
- Não!
- Fixe... é que eu não fiz os trabalhos de casa!
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
11:47
0
comentários
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Temos de acreditar que a Senhora Ministra nao mente.
LUSA: Como comenta o início do Ano lectivo?
No ano lectivo 2007/08 falou-se muito de Escola e muito pouco de Educação.
O ano lectivo de 2007/2008 foi marcado por grandes polémicas em torno das medidas de politica do Governo e da forma com essas medidas afectaram a vida das pessoas e controlaram os seus quotidianos e modos de viver. As greves dos professores/as e dos estudantes, as lutas sindicais, os constrangimentos orçamentais, as atitudes comportamentais dos diferentes actores do sistema educativo (pais e encarregados de educação, estudantes, professores/as e funcionários/as e membros do governo). Muitos docentes ficaram sem emprego e muitos outros foram obrigados a aceitar ofertas de trabalho precárias (por exemplo na chamada Escola a Tempo Inteiro). Nada disto é novidade.
Mas toda a polémica girou em torno da organização do sistema político-educativo e muito pouco ou nada se falou sobre acesso, construção e difusão do conhecimento, que é a razão máxima do sentido da educação escolar.
Não se pode falar de medidas de política educativa, sem ter a noção de que essas mesmas medidas são o reflexo de uma política marcada por um determinismo governativo. O que o Ministério fez, fez bem do ponto de vista deles. A questão é que apostaram num projecto para a vida escolar que não foi, a avaliar pelos protestos, consensual e bem aceite pela população em geral e pela comunidade educativa em particular. Ou não teria havido contestação.
A Sra Ministra diz hoje através do Jornal Público que “a contestação faz parte da vida social e temos de estar preparados”, e tem razão. No entanto, é preciso dar ouvidos a esses protestos porque é verdade que só contesta quem não está contente.
Se estão reunidas as condições de trabalho para o ano lectivo 2008/09?
Do meu ponto de vista só estão reunidas as condições:
1 – se o Ministério garantir que tem uma grande confiança nos diferentes agentes educativos (professores, estudantes e funcionários), que frequentam os espaços escolares, e eles sintam isso; De facto as escolas foram invadidas pela burocracia deixando muito pouco tempo para leccionar;
2 – Estiverem reunidas as condições de equidade no acesso à educação, sem qualquer tipo de exclusão, designadamente de pessoas cegas, surdas ou com mobilidade reduzida, e que o sistema educativo assegure a eliminação de qualquer tipo de barreiras ao longo dos seus percursos de formação. De facto, no ano lectivo 2007/08 o Ministério praticamente acabou com a possibilidade de apoio aos crianças e jovens com NEE.
Neste momento, o ambiente que se vive nas instituições escolares é de grande tensão e desconfiança e entravam o exercício efectivo de uma cidadania plena, igualdade, o direito à qualidade de vida, à educação, à cultura e ciência e à fruição e criação cultural.
Se a Sra. Ministra diz publicamente que estão reunidas as condições para um melhor serviço público de Educação no próximo ano lectivo..... temos de ficar à espera para ver e mais importante que isso - sentir!
Maria José Araújo
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
05:24
0
comentários
E se deixassemos as crianças entreterem-se a si proprias?
Ministra da Educação prepara a criação do professor generalista
Profblog
Luse - Entrevista com a Ministra
Vamos ver como vai ser feita esta medida... para podermos falar, mas de facto à priori apetece dizer:
Mas será que os adultos não podiam deixar as crianças em paz?
Isto agora todos as vão entreter? Ocupar....
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
04:56
2
comentários
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Gatos na Escola para combater os Ratos!
Pais e encarregados de educação preocupados com os ratos que apareceram na escola da Agra no Porto, fazem protesto...
Talvez levar alguns gatos para a Escola.
Os gatos acostumam-se a pequenos espaços, exigem poucos cuidados, são óptimas companhias para crianças e adultos e são econômicos. Além de que há imensos gatinhos por aí a precisar de um lar!
Adopte um na VivAnimal
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
05:37
1 comentários
Computador Magalhães no 1º Ciclo do Ensino Básico
Entrevistas
A autoridade não se impõe, conquista-se
Política Educativa
Arquivo do blogue
-
▼
2023
(2)
- ► 09/24 - 10/01 (1)
-
►
2022
(2)
- ► 02/20 - 02/27 (2)
-
►
2021
(2)
- ► 02/21 - 02/28 (1)
- ► 01/24 - 01/31 (1)
-
►
2020
(3)
- ► 11/22 - 11/29 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (1)
- ► 02/09 - 02/16 (1)
-
►
2019
(8)
- ► 10/13 - 10/20 (1)
- ► 09/22 - 09/29 (1)
- ► 05/05 - 05/12 (2)
- ► 03/31 - 04/07 (3)
- ► 01/27 - 02/03 (1)
-
►
2018
(18)
- ► 10/28 - 11/04 (1)
- ► 10/07 - 10/14 (1)
- ► 09/16 - 09/23 (3)
- ► 09/02 - 09/09 (2)
- ► 05/13 - 05/20 (1)
- ► 05/06 - 05/13 (4)
- ► 03/18 - 03/25 (2)
- ► 02/18 - 02/25 (2)
- ► 01/21 - 01/28 (1)
- ► 01/07 - 01/14 (1)
-
►
2017
(34)
- ► 12/17 - 12/24 (2)
- ► 12/03 - 12/10 (1)
- ► 09/17 - 09/24 (2)
- ► 09/10 - 09/17 (1)
- ► 08/27 - 09/03 (1)
- ► 08/20 - 08/27 (3)
- ► 08/13 - 08/20 (2)
- ► 08/06 - 08/13 (1)
- ► 07/16 - 07/23 (3)
- ► 07/02 - 07/09 (1)
- ► 06/25 - 07/02 (1)
- ► 05/28 - 06/04 (1)
- ► 05/14 - 05/21 (2)
- ► 04/23 - 04/30 (2)
- ► 04/16 - 04/23 (5)
- ► 04/09 - 04/16 (2)
- ► 03/19 - 03/26 (1)
- ► 03/12 - 03/19 (1)
- ► 01/29 - 02/05 (1)
- ► 01/15 - 01/22 (1)
-
►
2016
(23)
- ► 11/20 - 11/27 (2)
- ► 10/30 - 11/06 (3)
- ► 10/23 - 10/30 (3)
- ► 09/11 - 09/18 (1)
- ► 08/28 - 09/04 (1)
- ► 05/29 - 06/05 (2)
- ► 05/08 - 05/15 (1)
- ► 05/01 - 05/08 (1)
- ► 03/27 - 04/03 (6)
- ► 03/13 - 03/20 (1)
- ► 02/14 - 02/21 (1)
- ► 01/03 - 01/10 (1)
-
►
2015
(20)
- ► 12/13 - 12/20 (3)
- ► 12/06 - 12/13 (1)
- ► 11/22 - 11/29 (3)
- ► 11/08 - 11/15 (1)
- ► 11/01 - 11/08 (1)
- ► 10/25 - 11/01 (1)
- ► 10/18 - 10/25 (3)
- ► 10/11 - 10/18 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (1)
- ► 08/30 - 09/06 (1)
- ► 05/24 - 05/31 (1)
- ► 05/10 - 05/17 (3)
-
►
2014
(24)
- ► 10/12 - 10/19 (1)
- ► 10/05 - 10/12 (2)
- ► 08/31 - 09/07 (3)
- ► 08/24 - 08/31 (2)
- ► 08/03 - 08/10 (2)
- ► 07/27 - 08/03 (1)
- ► 07/06 - 07/13 (1)
- ► 06/29 - 07/06 (1)
- ► 06/01 - 06/08 (2)
- ► 05/25 - 06/01 (4)
- ► 04/20 - 04/27 (1)
- ► 04/13 - 04/20 (1)
- ► 03/23 - 03/30 (2)
- ► 02/09 - 02/16 (1)
-
►
2013
(25)
- ► 09/29 - 10/06 (1)
- ► 09/15 - 09/22 (1)
- ► 08/25 - 09/01 (6)
- ► 08/11 - 08/18 (3)
- ► 08/04 - 08/11 (1)
- ► 06/30 - 07/07 (1)
- ► 06/23 - 06/30 (2)
- ► 06/02 - 06/09 (2)
- ► 05/05 - 05/12 (1)
- ► 04/14 - 04/21 (1)
- ► 04/07 - 04/14 (2)
- ► 03/17 - 03/24 (2)
- ► 02/24 - 03/03 (1)
- ► 01/20 - 01/27 (1)
-
►
2012
(20)
- ► 11/25 - 12/02 (1)
- ► 10/14 - 10/21 (6)
- ► 09/30 - 10/07 (1)
- ► 06/10 - 06/17 (3)
- ► 06/03 - 06/10 (1)
- ► 05/27 - 06/03 (2)
- ► 05/20 - 05/27 (1)
- ► 03/25 - 04/01 (1)
- ► 01/22 - 01/29 (1)
- ► 01/08 - 01/15 (1)
- ► 01/01 - 01/08 (2)
-
►
2011
(8)
- ► 09/25 - 10/02 (1)
- ► 08/21 - 08/28 (1)
- ► 08/07 - 08/14 (1)
- ► 06/26 - 07/03 (1)
- ► 04/03 - 04/10 (4)
-
►
2010
(18)
- ► 11/14 - 11/21 (1)
- ► 10/10 - 10/17 (1)
- ► 09/19 - 09/26 (1)
- ► 09/05 - 09/12 (3)
- ► 06/20 - 06/27 (3)
- ► 05/23 - 05/30 (1)
- ► 05/02 - 05/09 (1)
- ► 03/07 - 03/14 (1)
- ► 02/14 - 02/21 (2)
- ► 02/07 - 02/14 (1)
- ► 01/24 - 01/31 (2)
- ► 01/03 - 01/10 (1)
-
►
2009
(60)
- ► 12/20 - 12/27 (3)
- ► 11/29 - 12/06 (1)
- ► 11/15 - 11/22 (1)
- ► 11/08 - 11/15 (2)
- ► 11/01 - 11/08 (5)
- ► 10/25 - 11/01 (3)
- ► 10/11 - 10/18 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (3)
- ► 09/27 - 10/04 (1)
- ► 09/13 - 09/20 (3)
- ► 09/06 - 09/13 (1)
- ► 07/05 - 07/12 (1)
- ► 06/21 - 06/28 (1)
- ► 06/07 - 06/14 (3)
- ► 05/31 - 06/07 (4)
- ► 05/24 - 05/31 (1)
- ► 05/17 - 05/24 (7)
- ► 05/10 - 05/17 (1)
- ► 05/03 - 05/10 (5)
- ► 04/26 - 05/03 (4)
- ► 03/29 - 04/05 (2)
- ► 03/22 - 03/29 (3)
- ► 03/15 - 03/22 (1)
- ► 03/01 - 03/08 (3)
-
►
2008
(36)
- ► 12/14 - 12/21 (1)
- ► 11/30 - 12/07 (1)
- ► 11/23 - 11/30 (1)
- ► 11/09 - 11/16 (4)
- ► 11/02 - 11/09 (1)
- ► 10/19 - 10/26 (2)
- ► 10/12 - 10/19 (10)
- ► 10/05 - 10/12 (1)
- ► 09/28 - 10/05 (7)
- ► 09/14 - 09/21 (1)
- ► 09/07 - 09/14 (4)
- ► 05/04 - 05/11 (1)
- ► 02/17 - 02/24 (2)
-
►
2007
(15)
- ► 11/04 - 11/11 (5)
- ► 10/21 - 10/28 (2)
- ► 10/14 - 10/21 (1)
- ► 09/30 - 10/07 (2)
- ► 09/23 - 09/30 (5)