quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Dar Tempo às Crianças para serem Crianças

É urgente reabilitar o Brincar das Crianças

São crianças, mas incutem-lhes responsabilidades de adultos. Passam quase a totalidade do dia na escola, enquanto os pais se encontram no trabalho. Não há problema quanto à escola a tempo inteiro, o problema está nas actividades que são oferecidas às crianças. “Há um excesso de actividade escolarizada, em detrimento da actividade lúdica. As nossas crianças não brincam”. (...)

Canal UP Universidades e Politécnicos

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Reabilitar o brincar das Crian;as

Expresso online publica noticia sobre Escola ~Tempo Inteiro
Expresso online

Investigadora da Universidade do Porto critica as AEC

As crian;as depois de um dia de Escola precisam de descansar.
Profblog

terça-feira, 6 de maio de 2008

A nao perder

Pittsburg International Children's Theatre

Now in its 22nd year, the Pittsburgh International Children’s Festival will debut May 14-18 at a new site in Oakland with the Festival grounds to be located on the lawns of the University of Pittsburgh campus and Schenley Plaza. ... Read more below

Mais informações

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Escola Tempo Inteiro tambem no 2º Ciclo EB

Ministério da Educação pondera alargar a Escola a Tempo Inteiro também para alunos do 5º e 6º ano de escolaridade.

Posição da CONFAP

Novo comentario

Novo comentário na mensagem "Implementaçao da escola a tempo inteiro":

Vamos ser realistas: os horários das escolas não podem contiuar como à 20 anos atrás. Hoje em dia as mães já não ficam em casa a cuidar dos filhos, a ir buscá-los à escola, etc. Hoje em dia por opção ou necessidade ambos os pais trabalham fora. O que será preferível? Irem para atl privados caros e onde todas as actividades extra são pagas, ou ficarem na escola junto dos colegas de turma com actividades gratuitas que enriquecem o seu percurso escolar e de algum modo os prepara para o 5ºano?
Só é pena não ter sido implementado em todas escolas, como no caso do meu filho que tem 2 actividades 2 x por semana. Ou seja esta diferença entre escolas e agrupamentos vai fazer com haja crianças com mais actividades no seu curriculo do que outras.

Filomine

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Entrevista com Gilles Brougere

Debate em torno dos Pokémons - Uma entrevista do Aprende Brasil

Gilles Brougère - O que eu penso, fundamentalmente, é que há uma enorme distância - quem sabe uma oposição -, que não se pode subestimar, entre a cultura infantil contemporânea e a escola. A cultura infantil procura dar à criança um prazer imediato, em função do seu desejo atual como criança. A educação, ao contrário, funciona sob uma lógica que consiste em desviar, de certa forma, a criança de sua infância para conduzi-la a um futuro de adulto. Por isso, ela é orientada por coisas que podem não interessar às crianças. Mesmo se pudermos colocar em prática técnicas pedagógicas que se baseiem no interesse das crianças, resta uma contradição entre a relação direta entre os produtores dessa cultura e as crianças, que se formam através da televisão, e o sistema educacional.
ver toda a entrevista

Posiçao do Conselho de Escolas em relaçao aos "rankings"

A recente divulgação de listas ordenadas (“rankings”) de estabelecimentos de ensino, a partir dos dados dos resultados dos exames nacionais de 2007, veio, uma vez mais, traçar um quadro subjectivo e incompleto da qualidade de trabalho concretizado por muitas escolas públicas LER MAIS

Novo Estatuto do Aluno


O Novo Estatuto do Aluno está a criar uma grande polémica.

A avaliar pelo que se vai dizendo estamos todos convencidos que só na Escola se aprende e portanto é um escandalo se um aluno que falta consegue passar.

Mas afinal porque faltam esses alunos?

Pede-se mais punição... ou como referiu ontem Antonio Vitorino em entrevista na RTP Internacional "... mais contrangimento nas Escolas"...
O que nos vale são estes adultos que quando passam ao papel de comentadores sabem tudo.

Mal vai isto quando só vemos para um lado... o dos adultos!

Será que a Sociologia tem alguma coisa a dizer sobre a infância e a juventude? Talvez o interesse nao seja grande muito embora sociólogos da educação ( Duru-Bellat 1992, Montandon, 1997, Sirota 1998, Chombart de Lauwe 1971 entre outros) tenham vindo a desenvolver interessantes trabalhos que seguramente o Dr Vitorino não leu.!

A autoridade não se impõe, conquista-se

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