domingo, 18 de fevereiro de 2018

MATEMÁTICA NO 1o CICLO – “O QUE NÓS ANDÁMOS PARA AQUI CHEGAR!” - Manuel Rangel


Aparentando, por vezes, tratar-se de uma questão universal, de absoluto consenso, quase indiscutível, nada há de mais ideológico que esta questão dos “essenciais” (do que é essencial) em Educação.
Porque, se é certo que estes vão, ou podem ir, buscar os seus fundamentos à natureza humana, à natureza da criança a educar, os essenciaisdependem no fundamental do projeto que temos para esse ser humano, individual e coletivamente considerado e, consequentemente, do projeto de sociedade que vislumbramos alcançar.
Tomemos como exemplo a fórmula mais conhecida que perdurou do pensamento de Salazar relativamente à educação. Repetida centenas de milhares de vezes, a fórmula dos “essenciais” de Salazar – “ler, escrever e contar” – resume o seu projeto educativo total, clarificado e especificado, aliás, por ele próprio, para que dúvidas não restassem, de que “ao povo basta saber ler, escrever e contar; para pensar estamos cá nós!

http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/SAME/docs/Intervencao_UC_MATEMATICA_NO_1_CICLO_fev14.pdf

Sem comentários:

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue