segunda-feira, 9 de novembro de 2009

E o tempo para brincar ?

As crianças trabalham hoje 40 a 45 horas semanais. (...) E o tempo para brincar?

P: Que opções erradas estão a prejudicar os nossos filhos? São opções dos pais ou do sistema educativo?
MJA: Estamos a sobrecarregar muito as crianças em função da socialização escolar para resolver problemas que são dos adultos e não das crianças. Não acho que seja preciso arranjar culpados. Temos é de perceber o que andamos a fazer e respeitar o tempo da infância como um tempo que tem de ser vivido em função dos interesses das crianças e não dos problemas dos adultos.

Entrevista de Ana Esteves 2009/11/06
Mais

2 comentários:

Cristina Costa disse...

Pois é exactamente isso que não está a ser feito e se a nível local, de escola ou ATL ou jardim-de-infância podemos até perceber que haja por vezes algum deixar andar ou uma indefinição de regras e politicas por falta de preparação ou conhecimento ou mesmo capacidade para fazer melhor, ao mais alto nivel como o é o da responsabilidade do Estado na elaboração de leis reguladoras para o sector da Educação, essa preocupação devia ser mais centrada nas necessidades das crianças, nas opiniões dos especialistas e ponderando sempre a Defesa dos Direitos das Crianças (e dos pais a serem pais também).
A escola pode e se calhar deve ser um espaço e um tempo onde as crianças que não têm pais suficientemente empenhados ou esclarecidos possam ter a oportunidade de ser melhor acompanhadas e educadas, mas não pode transformar-se, por causa destas situações e generalizando-se ou massificando-se, na casa de todas as crianças. Se as crianças têm mesmo de ficar na escola 12h por dia então há que ter muito cuidado com as condições da escola, a qualidade das pessoas com quem estão e o equilibrio dos tempos de cada uma.

M Jose Araujo disse...

Obrigada pelo comentario. :)

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue