É preciso criar dispositivos pedagógicos que mobilizem as TIC, pensados a partir da(s) cultura(s) das crianças e que possam constituir-se como contributos para a realização de actividade social significativa (por oposição ao trabalho escolar, muitas vezes socialmente descontextualizado), na qual as crianças se envolvam voluntariamente e se exprimam culturalmente, desse modo constituindo-se de uma forma activa como autores. Um instrumento que privilegia a voz e os interesses dos seus autores pode constituir um factor de introdução de novos elementos e significados na cultura escolar, atenuando o exercício da violência simbólica, inevitavelmente presente nas práticas escolares dominantes e nos conteúdos curriculares.
A necessidade de educar para o online prende-se com a necessidade de educar para o uso e acesso à Internet com alguma profundidade, explicitando e explorando os benefícios da tecnologia mas também os seus riscos e desvantagens. Aprender a usar efectivamente os computadores e equipamentos congéneres é adquirir competências tecnológicas que possibilitam e alargam o exercício da cidadania.
100 anos da Tuna Musical de Santa Marinha
Há 2 semanas
Sem comentários:
Enviar um comentário