quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A escola: espaço de desilusão

Pela pertinência do conteudo temático " A Escola a tempo inteiro", deixo-lhe aqui os meus parabéns e a minha curta reflexão:

Questiono-me, sobre se, realmente, a escola tem como objectivo servir os interesses das crianças e jovens. Parece-me que, grande parte dos adultos,(pais, professores, educadores, politicos, etc.)norteiam as suas decisões contra eles, em nome deles e "para o bem deles", sem os implicarem nas mesmas , invertendo assim os ponteiros do relógio da inteligência, do bom senso, e da capacidade de escuta. A escola poderia e deveria ser um espaço privilegiado para o desenvolvimento integral do ser humano:um espaço de liberdade, de cruzamento de aprendizagens, de práticas educativas fundamentadas em necessidades individuais. Mas continua-se a valorizar o sucesso escolar, mensurável em funçao dos Rankings e das necessidades parentais de segurança dos filhos. Seccionam-se conteúdos curriculares; determinam-se disciplinas extra curriculares; prolongam-se horários. E com estes, reforça-se a agonia dos mais novos, que esperam,sentados, a hora de brincar!Queremos ver os nossos filhos/alunos felizes? Queremos que aprendam a SER? Não! Somos demasiado egocêntricos, ignorantes e déspotas, para refectirmos sobre as nossas acções e lhes concedermos o direito de opinar, sentir, escolher e experiênciar. Somos ADULTOS!

Deixo um pequeno depoimento do meu sobrinho de 9 anos, que me disse o
seguinte:

- Ser criança acaba tão depressa, tia!
já não tenho tempo para brincar, porque passo a vida na escola!

Até breve

Teresa Pereira (aluna ESE)

Sem comentários:

A autoridade não se impõe, conquista-se

Arquivo do blogue