terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Infância, globalização e natureza

 

Infância, globalização e natureza: reflexões, pesquisas e cuidados em contexto de desigualdade e injustiças atuais e no pós-pandemia
 
De 22 a 26 de fevereiro de 2021, das 16h até as 18h no canal do Observatório.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Mesa redonda: Brincar no recreio em tempo de covil



As aprendizagens no recreio da escola são essenciais e é nesta “brincadeira” que as crianças aprendem as regras de convívio social fundadoras das relações entre grupos. É no brincar com os adultos e com o grupo de pares que a experiência social das crianças atinge o seu máximo. 

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Acolhimento Familiar em debate

 

Vai decorrer no próximo dia 26 de novembro a partir das 14.00 o Seminário Internacional «o Acolhimento Familiar em Debate», organizado pelo CECCF – Centro de Estudos Comparados da Criança em Família, com o apoio da Mundos de Vida e da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. 
O encontro, que conta com a participação do Professor Jesús Palacios e do Juiz Desembargador Paulo Guerra, tem por finalidade desenvolver uma reflexão comparada sobre o Acolhimento Familiar.
 
Serão ainda apresentados 2 livros:
O livro O acolhimento Familiar na Comunidade de Castela e Leão (Espanha) descreve um dos mais avançados programas de Acolhimento Familiar de Espanha. O conhecimento de uma realidade social que se encontra tão perto, mas ainda demasiado distante, possibilita o aperfeiçoamento das respostas e soluções que cada comunidade, no respeito pela sua singularidade, tem de escolher e implementar no sistema de acolhimento das crianças em perigo. 
 
O livro Direitos das Crianças Interpretados pelos Adultos, coordenado por Maria José Araújo e Hugo Monteiro, reivindica o direito a uma infância emancipada, dignificada e atuante, que valorize a criança na construção do presente e do futuro, colocando-a no centro do discurso e no coração da ação. 
 
A participação é gratuita.


quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Lançamento Livro sexta feira dia 9 às 21h

Os Direitos das Crianças, subscritos há 3 décadas pela quase totalidade dos países membros das Nações Unidas, mas tantas vezes letra morta ou mera formalidade no quotidiano de cada um destes países, são ponto de partida para cada um dos textos que integram este livro. Evitando o vazio da celebração ou o formalismo do discurso técnico, cada capítulo desta publicação esclarece limites e explora impensados, exigindo a valorização dos Direitos das Crianças como ímpeto para a construção de alternativas educativas, sociais e cívicas que coloquem as crianças no centro do discurso e no coração da ação. Os autores e autoras são acima de tudo aliados na reivindicação do direito a uma infância emancipada, dignificada e atuante. Académicos ou ativistas, artistas ou professores, são intérpretes adultos de uma infância com quem convivem por profissão, convicção e militância. Sem desistir nem dos Direitos nem da sua urgência, estas abordagens denunciam a recorrência da utilização dos Direitos Humanos ou dos Direitos das Crianças como cortinas de fumo para a sistémica subalternização da criança na construção do presente e do futuro. Por tudo isto, este é um livro crítico, provocador e reivindicativo.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Distração, ignorância ou pura maldade?

Uma polémica decisão ou uma decisão que anda a causar polémica!

O único parque infantil (ringue) que existe no bairro de habitação social de Aldoar foi ocupado com dois estaleiros de obras. Ocupar o ringue, em vez de o melhorar para as crianças jogarem à bola, é sintomático das representações sobre a infância, a juventude, o jogo e o tempo livre, mas também do respeito pelos habitantes mais novos. Como se sabe, neste bairro as casas são exíguas e falta espaço para brincar, sociabilizar e descansar, o que torna o espaço exterior ainda mais necessário. 
Quando isto não se entende, pouco ou nada se entende.

O discurso sobre a necessidade de as crianças brincarem ao ar livre (na “rua”, na cidade) tem tido alguns adeptos e espaço de antena. Mas mais difícil é defender e respeitar os espaços onde o brincar ainda é uma possibilidade. 

Os argumentos que justificaram a ocupação são escassos: não havia alternativa. 
No entanto, mesmo ao lado, existe um terreno aparentemente livre e não faltam alternativas para o efeito.





O assunto foi levado à Assembleia Municipal do Porto. 
Assim, não sendo distração nem ignorância parece tratar-se de um ato de pura maldade.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

VOICES of THE CHILDREN



 VOICES of THE CHILDREN

Ciclo de Cinema e Debates sobre os Direitos da Criança 
Direito à infância
Com Catarina Tomás, Eunice Seixas e Manuel Sarmento
18 de Outubro às 17h30 | Anfiteatro Nobre | FLUP




Pela pertinência do tema e do debate  não deixe de participar.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

No grammar schools, lots of play: the secrets of Europe’s top education system



By Patrick Butler (The Guardian)




Indeed the main aim of early years education is not explicitly “education” in the formal sense but the promotion of the health and wellbeing of every child. Daycare is to help them develop good social habits: to learn how to make friends and respect others, for example, or to dress themselves competently. Official guidance also emphasises the importance in pre-school of the “joy of learning”, language enrichment and communication. There is an emphasis on physical activity (at least 90 minutes outdoor play a day). “Kindergarten in Finland doesn’t focus on preparing children for school academically,” writes the Finnish educational expert Pasi Sahlberg. “Instead the main goal is to make sure that the children are happy and responsible individuals.”

Play, nonetheless, is a serious business, at least for the teachers, because it gives children vital skills in how to learn.



Carefully organised play helps develop qualities such as attention span, perseverance, concentration and problem solving, which at the age of four are stronger predictors of academic success than the age at which a child learns to read, says Whitebread. There is evidence that high-quality early years play-based learning not only enriches educational development but boosts attainment in children from disadvantaged backgrounds who do not possess the cultural capital enjoyed by their wealthier peers. Says Whitebread: “The better the quality of pre-school, the better the outcomes, both emotionally and socially and in terms of academic achievement.”

https://www.theguardian.com/education/2016/sep/20/grammar-schools-play-europe-top-education-system-finland-daycare

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Saídos da Caixa

 
 
SAÍDOS DA CAIXA
A importância da atividade lúdica na formação de educadores/as
 

Maria José Araújo; Cátia Aguiar; Fábio Dias; Inês Oliveira 
e  Estudantes do CTeSP Acompanhamento de Crianças e Jovens
Escola Superior de Educação P. Porto

 
 
A cultura lúdica, como qualquer cultura, é produto de interações humanas e, assim, o conjunto de procedimentos que tornam o jogo e o brincar possíveis são fundamentais para o equilíbrio pessoal, emocional, cultural e social de qualquer ser humano. Na formação de educadores/as, que irão trabalhar com crianças e por elas serão responsáveis, a metodologia lúdica facilita a construção de conhecimento e permite uma conscientização do processo de desenvolvimento de atividades apropriadas às crianças e jovens a partir das experiências pessoais e coletivas. Nesta comunicação, apresentaremos o trabalho desenvolvido com os/as estudantes de um Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens, baseado numa abordagem dinâmica em sala de aula, propiciadora de um conhecimento mais profundo e fundamentado, através da exploração ativa de desafios e problemas do mundo real. Os/as estudantes foram incentivados a debater os conteúdos programáticos utilizando diferentes recursos didático-pedagógicos que mostrassem os desafios que lhes são colocados, procurando semelhanças com o que já sabem e integrando as suas capacidades para pensar, agir e sentir através do jogo lúdico. A partir do debate de ideias encontraram modalidades de trabalho lúdico-pedagógico que contrariam a aprendizagem reprodutiva inibidora da sua participação e envolvimento. O trabalho desenvolvido mostra que as possibilidades da metodologia lúdica, como princípio formativo nas práticas pedagógicas em sala de aula, podem ampliar a compreensão epistemológica do processo de ensino e de aprendizagem criando, ainda, implicação e espírito crítico essencial à sua (s) atividade (s) profissionais no futuro.
Palavras chave: Metodologia lúdica, jogo, formação, atividade profissional.

Foorum Interno do IPP 2019


 


Forum Interno IPP 2019

MAIO 9 e 10

Local ISEP  - Rua S. Tomé - Porto


Objetivo: "Refletir sobre a preparação pedagógica dos docentes Conhecer as ferramentas digitais de suporte à atividade letiva Conhecer projetos inovadores e de boas práticas Debater a relação entre o ensino a aprendizagem e a investigação"

Fórum Interno IPP 2019

livro de resumos do forum IPP2019

 
Programa
 

quinta-feira, 4 de abril de 2019

INW2019 Conference / International Week



The INW2019, an international scientific joint event organized by Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação (International Relations Office) and inED – Centre for Research and Innovation in Education, will bring together teachers, researchers and staff working in the field of Education to share, discuss, reflect on and develop their ideas on topics related to Networking in Education.

All Programm 

9th APRIL 2019  at 9.15h
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by Maria José Araújo

You are all invited.

A autoridade não se impõe, conquista-se

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