(...)
A discussão não é nova e em alguns países até deu azo a que pura e simplesmente se proibissem os “trabalhos para casa”. Aconteceu em França, aconteceu em Espanha e aconteceu na Finlândia, tida como um modelo do ponto de vista do sistema de ensino e do sucesso escolar. Nesses países, os TPC foram abolidos para as crianças até aos 11 anos.
http://expresso.sapo.pt/blogues/jose-soeiro/2016-04-01-TPC-para-que-
sábado, 2 de abril de 2016
TPC para quê? - Jose Soeiro
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
05:16
0
comentários
Teacher live the kids alone 😉
Como só o Pink Floyd
https://m.youtube.com/watch?v=7iITFrcNLcA
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
05:11
0
comentários
domingo, 27 de março de 2016
TPC nas Férias?
Este Domingo as crianças tiveram a ajuda da Clara Viana -jornal Público
Numa reportagem fiel ao que nos diz a realidade vivida por muitas criancas , esta reportagem ajuda os pais a pensar neste assunto e talvez ajude todos nós a saber respeitar o direito às férias
Ver:
https://www.publico.pt/sociedade/noticia/quando-os-tpc-se-transformam-num-pesadelo-e-transformam-as-ferias-numa-miragem-1727267
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
09:15
0
comentários
Os TPC : contra ou a favor?
Nao estará na altura de cortar com esta rotina?
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
08:58
0
comentários
quarta-feira, 16 de março de 2016
Colóquio Internacional: Crianças Cidade e Cidadania
Dias 17 e 18 - Centro Cultural Vila Flor - Guimarães
(...) A vida das crianças nas cidades é afetada pela organização dos espaços urbanos, pelas condições de mobilidade, pelas oportunidades constituídas no âmbito da satisfação de necessidades e de direitos, nomeadamente nos âmbitos da educação, da proteção contra o perigo, do lazer, da saúde, etc., pela oferta cultural específica para a população mais jovem. Desde logo, as pessoas que se situam no intervalo entre os 0 e os 18 anos de idade constituem o único segmento populacional que não tem o direito formal de se pronunciar sobre as opções que se oferecem à vida em comum no espaço urbano, nomeadamente pelo facto de não terem competências eleitorais ativas e passivas, por não serem reconhecidas como interlocutores legítimos nos fóruns de participação coletiva (Assembleias Municipais e Assembleias de Freguesia, por exemplo) e, com raras exceções, por não serem mobilizadas no âmbito do exercício da democracia participativa em espaço local (...)
todo o texto aqui:http://www.adcl.org.pt/ciccc/
Programa: http://www.adcl.org.pt/ciccc/programa.php
http://adcl.org.pt/ccij/
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
09:11
0
comentários
sábado, 20 de fevereiro de 2016
ESCOLA A TEMPO INTEIRO PORQUE E PARA QUEM?
http://www.dn.pt/sociedade/interior/mais-tempo-com-a-familia-em-vez-de-mais-tempo-na-escola-5038385.html
Mais tempo na escola ou mais tempo na família ?
A questão parece mal colocada.
Estamos a falar de que crianças e de que famílias?
É difícil organizar o trabalho e as obrigações laborais em função dos filhos. Sobretudo numa altura em que o emprego é um dos problemas das famílias.
Mesmo que se possa e deva considerar a possibilidade de um incentivo aos pais para terem mais filhos. E para, se quiserem, estar mais tempo com eles.
Não se trata de mais tempo trata-se de perceber como podemos melhorar a qualidade de vida das crianças que precisam estar acompanhadas enquanto os pais trabalham.
Ou das crianças que não tem familiares que possam permanecer com elas em casa, ou andar com elas de um lado para o outro nas suas diferentes atividades, entre outras questões.
A questão também não parece ser estar mais ou menos tempo escola.
As crianças e os jovens podem estar mais tempo no espaço físico da escola desde que haja condições que permitam um usufruto que respeite os seus direitos ao tempo livre para descansar, brincar, jogar e sociabilizar com o seu grupo de pares e os adultos.
Ou para fazer outras coisas que respeitem o seu direito de escolha.
Há muitos anos que a investigação mostra as vantagens do jogo e da brincadeira para a construção de conhecimento mas ninguém liga;
Há muito que se investiga sobre o tempo livre e a relação que os jovens tem com as atividades que gostam de fazer nesse tempo, mas ninguém liga;
Há muito que se sabe, porque a investigação também o vai mostrando, que as crianças se devem desenvolver em contacto com a natureza, correr saltar etc e isso pode ser feito no espaço da escola mas ninguém liga.
Estar mais ou menos tempo na escola depois da atividade letiva não tem nenhum problema
O problema é estar muito tempo num mesmo espaço a fazer sempre a mesma coisa( sempre atividades dirigidas e pensadas por outros).
A grande questão que se coloca e que não parece estar a ser discutida é como aproveitar os espaços públicos ( a escola é um deles) em função dos interesses dos jovens e das crianças quando acaba o período letivo e os pais ainda estão a trabalhar.
Esta discussão tem de ser feita em função dos interesses das crianças e jovens e não em função das ocupações laborais (ou outras) dos pais.
Se é para corresponder a necessidades sociais e educativas então tem de ser pensado, Tem de ser uma discussão séria e que envolva os seus principais interessados.
Na verdade, uma das preocupações do Ministério da Educação parece ser proporcionar aos jovens um tempo na escola com mais qualidade do que o que teriam se não ficassem lá.
Para isso é preciso perceber várias coisas que não tem estado em discussão:
Que jovens, que crianças frequentam hoje o espaço da escola, que contextos de origem, culturas etc
Que direitos têm, nomeadamente ao usufruto do tempo livre
Que recursos tem as escolas
Quem organiza com os jovens, as atividades que podem fazer
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
02:23
0
comentários
domingo, 3 de janeiro de 2016
Poema do menino Jesus de Alberto Caeiro
Poema do menino Jesus por Maria Betania
https://m.youtube.com/watch?sns=fb&v=gWI1gs0dJYk
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
05:59
0
comentários
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
Educar exige tempo e disponibilidade - Manuel Rangel
Educar em casa ou na escola é preciso bom senso, tempo e disponibilidade ....
Todo o texto:
http://www.portoeditora.pt/espacoprofessor/assets/especiais/ed_preescolar/imagens/novembro_2012.pdf
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
12:19
0
comentários
I AM SAM
Quando o amor devia ser suficiente ...
Why?
O que está em causa não é só o que as pessoas não compreendem
Mas o que não conseguimos explicar- lhes para que nos compreendam !
https://m.youtube.com/watch?v=z_AguDqCBvo
Filme completo
https://m.youtube.com/watch?v=HVSA9DVe1sU
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
07:03
0
comentários
como se aprende e o que se aprende
Hoje perdemos um grande pedagogo, amigo e companheiro de muitas lutas e militancias na educação
Lutar pela qualidade da educação, pelo respeito pelo outro ...
Um filósofo
As crianças deste mundo vão perder um defensor
Os educadores um professor
O Manuel Rangel tem ainda muito para nos dar
Como se aprende e o que se aprende
https://m.youtube.com/watch?v=yOEn56Ygf98
Publicada por
M Jose Araujo
à(s)
05:03
0
comentários
Computador Magalhães no 1º Ciclo do Ensino Básico
Entrevistas
A autoridade não se impõe, conquista-se
Política Educativa
Arquivo do blogue
-
▼
2023
(2)
- ► 09/24 - 10/01 (1)
-
►
2022
(2)
- ► 02/20 - 02/27 (2)
-
►
2021
(2)
- ► 02/21 - 02/28 (1)
- ► 01/24 - 01/31 (1)
-
►
2020
(3)
- ► 11/22 - 11/29 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (1)
- ► 02/09 - 02/16 (1)
-
►
2019
(8)
- ► 10/13 - 10/20 (1)
- ► 09/22 - 09/29 (1)
- ► 05/05 - 05/12 (2)
- ► 03/31 - 04/07 (3)
- ► 01/27 - 02/03 (1)
-
►
2018
(18)
- ► 10/28 - 11/04 (1)
- ► 10/07 - 10/14 (1)
- ► 09/16 - 09/23 (3)
- ► 09/02 - 09/09 (2)
- ► 05/13 - 05/20 (1)
- ► 05/06 - 05/13 (4)
- ► 03/18 - 03/25 (2)
- ► 02/18 - 02/25 (2)
- ► 01/21 - 01/28 (1)
- ► 01/07 - 01/14 (1)
-
►
2017
(34)
- ► 12/17 - 12/24 (2)
- ► 12/03 - 12/10 (1)
- ► 09/17 - 09/24 (2)
- ► 09/10 - 09/17 (1)
- ► 08/27 - 09/03 (1)
- ► 08/20 - 08/27 (3)
- ► 08/13 - 08/20 (2)
- ► 08/06 - 08/13 (1)
- ► 07/16 - 07/23 (3)
- ► 07/02 - 07/09 (1)
- ► 06/25 - 07/02 (1)
- ► 05/28 - 06/04 (1)
- ► 05/14 - 05/21 (2)
- ► 04/23 - 04/30 (2)
- ► 04/16 - 04/23 (5)
- ► 04/09 - 04/16 (2)
- ► 03/19 - 03/26 (1)
- ► 03/12 - 03/19 (1)
- ► 01/29 - 02/05 (1)
- ► 01/15 - 01/22 (1)
-
►
2016
(23)
- ► 11/20 - 11/27 (2)
- ► 10/30 - 11/06 (3)
- ► 10/23 - 10/30 (3)
- ► 09/11 - 09/18 (1)
- ► 08/28 - 09/04 (1)
- ► 05/29 - 06/05 (2)
- ► 05/08 - 05/15 (1)
- ► 05/01 - 05/08 (1)
- ► 03/27 - 04/03 (6)
- ► 03/13 - 03/20 (1)
- ► 02/14 - 02/21 (1)
- ► 01/03 - 01/10 (1)
-
►
2015
(20)
- ► 12/13 - 12/20 (3)
- ► 12/06 - 12/13 (1)
- ► 11/22 - 11/29 (3)
- ► 11/08 - 11/15 (1)
- ► 11/01 - 11/08 (1)
- ► 10/25 - 11/01 (1)
- ► 10/18 - 10/25 (3)
- ► 10/11 - 10/18 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (1)
- ► 08/30 - 09/06 (1)
- ► 05/24 - 05/31 (1)
- ► 05/10 - 05/17 (3)
-
►
2014
(24)
- ► 10/12 - 10/19 (1)
- ► 10/05 - 10/12 (2)
- ► 08/31 - 09/07 (3)
- ► 08/24 - 08/31 (2)
- ► 08/03 - 08/10 (2)
- ► 07/27 - 08/03 (1)
- ► 07/06 - 07/13 (1)
- ► 06/29 - 07/06 (1)
- ► 06/01 - 06/08 (2)
- ► 05/25 - 06/01 (4)
- ► 04/20 - 04/27 (1)
- ► 04/13 - 04/20 (1)
- ► 03/23 - 03/30 (2)
- ► 02/09 - 02/16 (1)
-
►
2013
(25)
- ► 09/29 - 10/06 (1)
- ► 09/15 - 09/22 (1)
- ► 08/25 - 09/01 (6)
- ► 08/11 - 08/18 (3)
- ► 08/04 - 08/11 (1)
- ► 06/30 - 07/07 (1)
- ► 06/23 - 06/30 (2)
- ► 06/02 - 06/09 (2)
- ► 05/05 - 05/12 (1)
- ► 04/14 - 04/21 (1)
- ► 04/07 - 04/14 (2)
- ► 03/17 - 03/24 (2)
- ► 02/24 - 03/03 (1)
- ► 01/20 - 01/27 (1)
-
►
2012
(20)
- ► 11/25 - 12/02 (1)
- ► 10/14 - 10/21 (6)
- ► 09/30 - 10/07 (1)
- ► 06/10 - 06/17 (3)
- ► 06/03 - 06/10 (1)
- ► 05/27 - 06/03 (2)
- ► 05/20 - 05/27 (1)
- ► 03/25 - 04/01 (1)
- ► 01/22 - 01/29 (1)
- ► 01/08 - 01/15 (1)
- ► 01/01 - 01/08 (2)
-
►
2011
(8)
- ► 09/25 - 10/02 (1)
- ► 08/21 - 08/28 (1)
- ► 08/07 - 08/14 (1)
- ► 06/26 - 07/03 (1)
- ► 04/03 - 04/10 (4)
-
►
2010
(18)
- ► 11/14 - 11/21 (1)
- ► 10/10 - 10/17 (1)
- ► 09/19 - 09/26 (1)
- ► 09/05 - 09/12 (3)
- ► 06/20 - 06/27 (3)
- ► 05/23 - 05/30 (1)
- ► 05/02 - 05/09 (1)
- ► 03/07 - 03/14 (1)
- ► 02/14 - 02/21 (2)
- ► 02/07 - 02/14 (1)
- ► 01/24 - 01/31 (2)
- ► 01/03 - 01/10 (1)
-
►
2009
(60)
- ► 12/20 - 12/27 (3)
- ► 11/29 - 12/06 (1)
- ► 11/15 - 11/22 (1)
- ► 11/08 - 11/15 (2)
- ► 11/01 - 11/08 (5)
- ► 10/25 - 11/01 (3)
- ► 10/11 - 10/18 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (3)
- ► 09/27 - 10/04 (1)
- ► 09/13 - 09/20 (3)
- ► 09/06 - 09/13 (1)
- ► 07/05 - 07/12 (1)
- ► 06/21 - 06/28 (1)
- ► 06/07 - 06/14 (3)
- ► 05/31 - 06/07 (4)
- ► 05/24 - 05/31 (1)
- ► 05/17 - 05/24 (7)
- ► 05/10 - 05/17 (1)
- ► 05/03 - 05/10 (5)
- ► 04/26 - 05/03 (4)
- ► 03/29 - 04/05 (2)
- ► 03/22 - 03/29 (3)
- ► 03/15 - 03/22 (1)
- ► 03/01 - 03/08 (3)
-
►
2008
(36)
- ► 12/14 - 12/21 (1)
- ► 11/30 - 12/07 (1)
- ► 11/23 - 11/30 (1)
- ► 11/09 - 11/16 (4)
- ► 11/02 - 11/09 (1)
- ► 10/19 - 10/26 (2)
- ► 10/12 - 10/19 (10)
- ► 10/05 - 10/12 (1)
- ► 09/28 - 10/05 (7)
- ► 09/14 - 09/21 (1)
- ► 09/07 - 09/14 (4)
- ► 05/04 - 05/11 (1)
- ► 02/17 - 02/24 (2)
-
►
2007
(15)
- ► 11/04 - 11/11 (5)
- ► 10/21 - 10/28 (2)
- ► 10/14 - 10/21 (1)
- ► 09/30 - 10/07 (2)
- ► 09/23 - 09/30 (5)