sábado, 20 de fevereiro de 2016

ESCOLA A TEMPO INTEIRO PORQUE E PARA QUEM?


http://www.dn.pt/sociedade/interior/mais-tempo-com-a-familia-em-vez-de-mais-tempo-na-escola-5038385.html

Mais tempo na escola ou mais tempo na família ?
A questão parece mal colocada.

Estamos a falar de que crianças e de que famílias?
É difícil organizar o trabalho e as obrigações laborais em função dos filhos. Sobretudo numa altura em que o emprego é um dos problemas das famílias.
Mesmo que se possa e deva considerar a possibilidade de um incentivo aos pais para terem mais filhos. E para, se quiserem, estar mais tempo com eles.


Não se trata de mais tempo trata-se de perceber como podemos melhorar a qualidade de vida das crianças que precisam estar acompanhadas  enquanto os pais trabalham.
Ou das crianças que não tem familiares que possam permanecer com elas em casa, ou andar com elas de um lado para o outro nas suas diferentes atividades, entre outras questões.

A questão também não parece ser estar mais  ou menos tempo escola. 
As crianças e os jovens podem estar mais tempo no espaço físico da escola desde que haja condições que permitam um usufruto que respeite os seus direitos ao tempo livre para descansar, brincar, jogar e sociabilizar com o seu grupo de pares e os adultos.
 Ou para fazer outras coisas que respeitem o seu direito de escolha.

muitos anos que a investigação mostra as vantagens do jogo e da brincadeira para a construção de conhecimento mas ninguém liga;
muito que se investiga sobre o tempo livre e a relação que os jovens tem com as atividades que gostam de fazer nesse tempo, mas ninguém liga;
muito que se sabe, porque a investigação também o vai mostrando,  que as crianças se devem desenvolver em contacto com a natureza, correr saltar etc e isso pode ser feito no espaço da escola  mas ninguém liga.

Estar mais ou menos tempo na escola depois da atividade letiva não tem nenhum problema
O problema é estar muito tempo num mesmo espaço a fazer sempre a mesma coisa( sempre atividades dirigidas e pensadas por outros).

A grande questão que se coloca e que não parece estar a ser discutida é como aproveitar os espaços públicos ( a escola é um deles) em função dos interesses dos jovens e das crianças quando acaba o período letivo e os pais ainda estão a trabalhar.

Esta discussão tem de ser feita em função dos interesses das crianças e jovens e não em função das ocupações laborais (ou outras) dos pais.


Se é para corresponder a necessidades sociais e educativas então tem de ser pensado, Tem de ser uma discussão séria e que envolva os seus principais interessados.

Na verdade, uma das preocupações do Ministério da Educação parece ser proporcionar aos jovens um tempo na escola com mais qualidade do que o que teriam se não ficassem lá.
Para isso é preciso perceber várias coisas que não tem estado em discussão:
Que jovens, que crianças frequentam hoje o espaço da escola, que contextos de origem, culturas etc
Que direitos têm, nomeadamente ao usufruto do tempo livre
Que recursos tem as escolas
Quem organiza com os jovens, as atividades que podem fazer







domingo, 3 de janeiro de 2016

Poema do menino Jesus de Alberto Caeiro

Poema do menino Jesus por Maria Betania
https://m.youtube.com/watch?sns=fb&v=gWI1gs0dJYk

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Educar exige tempo e disponibilidade - Manuel Rangel


Educar em casa ou na escola é preciso bom senso, tempo e disponibilidade ....

Todo o texto:

http://www.portoeditora.pt/espacoprofessor/assets/especiais/ed_preescolar/imagens/novembro_2012.pdf

I AM SAM

Quando o amor devia ser suficiente ...
Why?
O que está em causa não é só o que as pessoas não compreendem
Mas o que não conseguimos explicar- lhes para que nos compreendam ! 

https://m.youtube.com/watch?v=z_AguDqCBvo

Filme completo

https://m.youtube.com/watch?v=HVSA9DVe1sU

como se aprende e o que se aprende


Hoje perdemos um grande pedagogo, amigo e companheiro de muitas lutas e militancias na educação
Lutar pela qualidade da educação, pelo respeito pelo outro ...
Um filósofo
As crianças deste mundo vão perder um defensor
Os educadores um professor
O Manuel Rangel tem ainda muito para nos dar


Como se aprende e o que se aprende



https://m.youtube.com/watch?v=yOEn56Ygf98

sábado, 12 de dezembro de 2015

Brincar é preciso

Brincar é fundamental em todas as idades. Estimula a curiosidade e a criatividade e provoca bem-estar.
É uma atividade inegualável e irrefutável!

Território do brincar
https://www.youtube.com/watch?v=_Ham4DorpAk&app=desktop




terça-feira, 24 de novembro de 2015

TPC : uma velha nova questão


Le travail des élèves en dehors de la classe 
État des lieux et conditions d’efficacite

 Um documento que todos os educadores deveriam ler com muita atenção.
De que falamos quando falamos de TPC?




Le travail des élèves en dehors de l'école


"Quatre heures de devoirs encadrés par semaine seraient suffisantes"


En savoir plus sur http://www.lemonde.fr/ecole-primaire-et-secondaire/article/2012/10/10/quatre-heures-de-devoirs-encadres-par-semaine-seraient-suffisantes_1773158_1473688.html#de5D8S36R0tp9F4w.99



http://www.lemonde.fr/ecole-primaire-et-secondaire/article/2012/10/10/quatre-heures-de-devoirs-encadres-par-semaine-seraient-suffisantes_1773158_1473688.html

A importância de brincar sem brinquedo

Brincar é fundamental e os objetos de brincar são tudo o que quisermos:

"Um foguete, uma varinha mágica, um trem ou qualquer tipo de animal estão entre as muitas formas que um simples graveto pode tomar pela criatividade e imaginação (principalmente) das crianças. O exercício é importante para o desenvolvimento e para a construção autoral dos pequenos e, ter esta consciência, ajuda os adultos a garantir que haja momentos livres de brinquedos prontos. (...)

texto
http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/a-importancia-de-brincar-sem-brinquedo/

sábado, 14 de novembro de 2015

Educação proibida

Educar é muito mais do que ensinar ?


http://www.youtube.com/watch?v=-1Y9OqSJKCc

A autoridade não se impõe, conquista-se

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