quarta-feira, 28 de novembro de 2012
As Mulheres de Volta a casa
Publicada por M Jose Araujo à(s) 03:49 0 comentários
sábado, 20 de outubro de 2012
Porquê ler livros? por Manuel A.Pina
Manuel António Pina
Um texto especialmente dirigido aos estudantes do projecto Fenix e publicado no Jornal Fenix
Publicada por M Jose Araujo à(s) 04:55 0 comentários
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Crianças do 1.º ciclo "trabalham" tanto ou mais do que os adultos
Muitas crianças portuguesas entre os seis e os dez anos trabalham como alunas tanto ou mais do que os adultos, com oito horas diárias na escola a que muitas vezes acrescem trabalhos de casa "A vida das crianças a partir dos seis anos não pode funcionar só a partir da escola. A escola é muito importante, mas a educação informal e os momentos de lazer e o brincar são fundamentais" Vendo o tempo médio de trabalho de um adulto, entre 37,5 e 40 horas semanais, percebe-se que muitas crianças trabalham no seu ofício de alunas tanto como um trabalhador adulto. Contudo, enquanto o trabalho profissional dos adultos é seguido de descanso para a maioria das pessoas, o trabalho escolar é cada vez mais desenvolvido dentro e fora da sala de aula. Repetir em casa o que se fez na escola, prolongando o tempo de trabalho escolar, é um dos erros que se tem vulgarizado Os TPC, a existirem, devem ser feitos na escola, eventualmente no apoio ao estudo e nada mais, até porque representam muito em termos de tempo que ocupam, mas muito pouco em termos de estímulos cognitivos.
Publicada por M Jose Araujo à(s) 04:43 0 comentários
"TPC" e estudar é a mesma coisa?
Estudar tem de ter a adesão voluntária das crianças. Deve ser algo que elas percebam e por que se interessem. Perceber que conhecer, aprender e ter a possibilidade de participar no mundo de uma forma informada é algo estimulante, e as crianças gostam deste sentimento. Estudar é perceber mais e melhor... não é repetir o que os adultos impõem. O conceito de estudar é muito confuso para as crianças e elas só o vão percebendo com o decorrer da escolaridade e à medida que se vão confrontando com outras situações – como, por exemplo, estudar a tabuada, estudar para um teste – e, mesmo assim, tudo isso depende delas. A função de estudar, não sendo uma operação muito concreta, é algo que não é muito claro para as crianças nem, provavelmente, para os adultos com quem convivem. As crianças têm múltiplos interesses que são desprezados em função da “matéria escolar”. Todos sabemos disto - o que muitas vezes não sabemos é o que fazer para corrigir esta desatenção. Neste sentido, se se confundir TPC com estudar, estamos a dizer às crianças que estudar é aquele trabalho repetitivo, cansativo e mecânico que é proposto na maior parte dos TPC. É muito importante que se entenda isto, senão é o conhecimento e a própria Escola que estamos a desvalorizar.
Publicada por M Jose Araujo à(s) 04:31 0 comentários
Acabar com os TPC sim ou nao?
Hollande quer acabar com trabalhos de casa no ensino francês Uma das estratégias do Presidente francês, François Hollande, para a área da educação passa por abolir os trabalhos de casa. A medida não é inédita e está prevista na legislação de vários países – ainda que as escolas acabem por continuar a marcar actividades para os alunos fazerem fora da escola. Toda a noticia E em Portugal? Esta polemica dos "TPC" nao tem sido suficientemente discutida. Porque nao acabar com o "TPC" repetitivos?
Publicada por M Jose Araujo à(s) 04:15 0 comentários
domingo, 14 de outubro de 2012
Nao deixar a vida fora da escola
O ano lectivo que estamos agora a começar é mais um ano em que a nossa sociedade propõe às crianças – que frequentam o lº ciclo do ensino básico-, uma educação dirigida principalmente à sua razão, em detrimento da sua afectividade e de toda a riqueza das expressões que são garantia de um desenvolvimento mais completo do conjunto das faculdades humanas. Expressão é a própria vida, dado que toda a natureza humana pode ser considerada expressiva. Para Arno Stern (1), o termo qualifica muitas coisas diferentes e, de uma maneira geral, os educadores querem explicar tudo o que acontece com a criança, porque lhes custa acreditar na acção educativa libertadora que reabilita sem passar por uma interpretação, sem passar por um diagnóstico que conduza a receitas pedagógicas; mas na actividade criativa há coisas que não se explicam. As crianças têm normalmente necessidade da expressão plástica, de desenhar, para enunciarem o que não conseguem confiar à expressão verbal e, se admitirmos este facto como princípio justificativo da sua actividade criadora, a expressão “livre” nunca será colocada em causa. “Compreender a arte infantil é saber porque se exprime a criança, como se exprime e o que exprime” (Stern, s/d: 6). (...) PLATAFORMA BAROMETRO SOCIAL - FLUP Artigo completo
Publicada por M Jose Araujo à(s) 10:33 0 comentários
Crianças em risco
Reportagem na RTP 1
http://www.rtp.pt/play/p35/e95561/jornal-da-tarde/262110
Dados do SOS criança mostram que há mais pedidos de ajuda das proprias crianças. Ligam para ter alguém com quem desabafar, alguém que as possa ouvir e ajudar.
Porque não prestamos mais atenção aos mais pequenos?
Publicada por M Jose Araujo à(s) 10:27 0 comentários
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Pais e professores esperam demasiado das crianças ?
A "crise" está a fazer com que pais e professores aumentem a pressão que exercem sobre as crianças para serem “alguém no futuro”, sufocando-as com exigência e contribuindo para desencadear perturbações obsessivo-compulsivas....
http://www.educare.pt/educare/Atualidade.Noticia.aspx?contentid=C30C0A8CA9C70E77E0400A0AB80001BA&opsel=1&channelid=0
O que estamos nós a fazer às crianças?
- respeitamos a sua idade e possibilidades de trabalho ...os seus tempos e ritmos?
Que exigencias fazemos nós às crianças?
Que podem os nossos filhos esperar de nós?
Publicada por M Jose Araujo à(s) 07:12 0 comentários
quinta-feira, 14 de junho de 2012
De que falamos quando falamos de brincar?
O brincar é a possibilidade que a criança tem de criar mundos imaginários, nunca deixando de os compreender como tal. Brincar é um mecanismo que lhe garante, tanto como aos adultos, uma certa distância em relação ao real. Brincar é para a criança uma actividade dotada de significado social que, ao contrário de outras, precisa de se exercer, praticar e explorar. As crianças procuram activamente informação, e brincar é talvez a melhor maneira de o fazer.
Todo o texto no Jornal Fénix digital nº5
http://www.porto.ucp.pt/twt/ProjectoFenix/MyFiles/MyAutoSiteFiles/JornalDigital4496403/fmartins/jornal_fenix_N5.pdf
Publicada por M Jose Araujo à(s) 02:30 0 comentários
Nos enfants ont-ils droit à l'art et à la culture?
A educação artística, embora absolutamente essencial, é muitas vezes considerada um luxo. A descoberta da correspondência entre um gesto e uma intenção, a beleza de um movimento, de um olhar, de uma cor, de um som, de uma sensação táctil, entre outras formas de percepção das emoções e dos sentimentos que as acompanham, é essencial para o desenvolvimento da inteligência na sua globalidade. O trabalho artístico e a prática cultural canalizam energias que permitem a descoberta dos limites e ajudam na procura de aquisição de disciplina pessoal. Cada experiência vencida modifica totalmente a aquisição de todas as outras experiências e contribui para a riqueza de cada criança, uma vez que é a experiência que está na origem do pensamento e não o contrário. A experiência de criação partilha múltiplas riquezas, é uma experiência fundadora para qualquer criança, para qualquer cidadão. A tomada de consciência pelos mais jovens da diversidade e riqueza de atitudes culturais contribui de maneira decisiva para o reconhecimento das diferenças culturais e sociais e ainda para o respeito pela expressão das "minorias". As artes contribuem para a discussão sobre a vida e podem ajudar a criar uma escola de tolerância, de respeito e bem-estar, na medida em que as regras das artes são as regras da vida.
CARASSO, Jean-Gabriel (2005). Nos enfants ont-ils droit à l’art et à la culture?. Toulouse:Éditions de l’attribut.
Maria José Araújo
Publicada por M Jose Araujo à(s) 02:24 0 comentários
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Somos a geração do futuro ?
Somos a geração do futuro.No futuro teremos um emprego, no futuro teremos casa, no futuro teremos dinheiro. Poderemos mesmo vir a ter filhos, no futuro.
No entretanto...vamos sendo relegados à condição de jovens. Já sem direito a brincar como crianças, e ainda sem o direito a brincar aos adultos. Podemos ir preparando o futuro, não vá ele acontecer...
Renato Soeiro (jnr)
Publicada por M Jose Araujo à(s) 03:37 0 comentários
terça-feira, 5 de junho de 2012
A Associação Cultural e de Educação Popular ACEP - Viana do Castelo promoveu, no dia 1 de Junho - Dia Mundial da Criança, debate sobre " Brincar " .
ACEP é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos que iniciou a sua actividade em 1970 com a criação do “Grupo de Jovens da Meadela” (GJM).
Um espaço amplo, aberto e promotor de bem estar. Aqui as crianças e jovens no contacto com os adultos podem descobrir e explorar multiplas formas de brincar e se exprimir.
Da pintura à musica passando pelas ciências e a literatura fazem-se histórias, diariamente, num ambiente de grande conforto e aprendizagem colaborativa.
Um exemplo de uma instituição que se preocupa em proporcionar às crianças, jovens e adultos um tempo livre com qualidade e liberdade. Um espaço a respeitar e visitar!
ACEP/
Publicada por M Jose Araujo à(s) 12:51 0 comentários
terça-feira, 29 de maio de 2012
DIA 1 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
No dia 1 de Junho todos os educadores se lembrarão de que as crianças gostam e precisam de brincar.
Brincar é a actividade que as crianças melhor conhecem, de que mais gostam e está presente desde que se levantam até que se deitam, em todas as situações, mesmo que muitos adultos, no seu dia a dia, o desconheçam e ignorem.
Todos nós brincamos e todos pensamos saber o que é mas, na realidade, poucos sabem mesmo. Há muito poucas coisas em que estamos de acordo quando falamos em brincar e muita ambiguidade quando nos referimos ao brincar das crianças.
A ambiguidade do acto de brincar é uma questão de retórica pois, de uma maneira geral, e dependendo das concepções e ou perspectivas que se adoptam, brincar tem múltiplas formas no discurso dos adultos, que especulam sobre alguma coisa que para as crianças é muito simples e evidente: é brincar!
Talvez o dia Mundial da criança seja, também, para todos nós reconhecermos que também brincamos de múltiplas formas e, gostamos!
Publicada por M Jose Araujo à(s) 07:44 0 comentários
A importancia do Tempo Livre para o bem estar da criança
Dia 6 de Junho V.F.Xira: Workshop " A importância do tempo livre para o bem-estar das crianças http://ginasiodavincivfx.blogspot.pt/2012/05/vfxira-workshop-importancia-do-tempo.html
Publicada por M Jose Araujo à(s) 07:27 0 comentários
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Camara Municipal de S Joao da Madeira promove debate sobre brincar
No Projeto Educativo Municipal da Câmara Municipal de S. João da Madeira foi publicado um novo post Texto
Publicada por M Jose Araujo à(s) 02:07 0 comentários
sexta-feira, 30 de março de 2012
Deixem brincar as crianças
Revista Tempos Livres
(...)
O brincar é para as crianças uma actividade em
que são elas que estruturam a actividade. Elas
descobrem o que querem fazer nesse tempo e
descobrem umas com as outras.
Texto
Publicada por M Jose Araujo à(s) 10:43 0 comentários
domingo, 22 de janeiro de 2012
Deadlines: Para ter ideias é preciso ter tempo
Compreender as crianças ... devolver o tempo que constantemente lhes retiramos!
Deadlines - Ver o filme aqui
Publicada por M Jose Araujo à(s) 08:37 0 comentários
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
La ciudad de los niños Participar
La participación
Un instrumento fundamental para reconstruir un ambiente acogedor y disponible, relacionado con los niños, es pedirles que contribuyan, llamarlos a colaborar para hacer un cambio real del ambiente urbano. La participación de los niños es útil y ventajosa si se dan dos condiciones fundamentales.
La primera, el adulto que invita a los niños a participar tiene que estar convencido de que los niños pueden realizar una contribución real, estar dispuesto a tenerlos en cuenta y por consiguiente, a necesitar su ayuda. La segunda, el adulto que invita a los niños a participar tiene que tener el poder para llevar a cabo al compromiso adquirido. Tanto la escuela como la familia pueden participar con los niños en algunos aspectos relativos tanto a la organización como a las muchas decisiones que se tienen que tomar. La ciudad, a través de su gobierno, puede participar con los niños, sobre todo en aquello relacionado con la reestructuración de espacios, infraestructuras y lo relacionado con la movilidad de los peatones. Mediante una correcta participación, los niños viven importantes experiencias de ciudadania que contribuyen al bienestar de todos.
Consejo de los niños
Planificación Compartida
http://www.lacittadeibambini.org/spagnolo/interna.htm
Publicada por M Jose Araujo à(s) 08:28 0 comentários
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Relatório do Conselho Nacional de Educação: Estado da Educação 2011 - A Qualificação dos Portugueses
O Conselho Nacional de Educação publicou o Relatório "Estado da Educação 2011 - A Qualificação dos Portugueses".
"Trata-se de um retrato da Educação em Portugal, do pré-escolar ao ensino superior, com especial incidência na problemática da qualificação.
O Relatorio mostra a evolução da qualificação dos portugueses, sobretudo no decurso da última década, identifica avanços, problemas e desafios e apresenta recomendações dirigidas às autoridades educativas."
Todo o documento aqui:
http://www.cnedu.pt/images/stories/2011/PDF/Estado_da_Educacao_2011_web.pdf
Publicada por M Jose Araujo à(s) 08:42 0 comentários
Indisciplina na escola
É preciso alguma atenção a abordar ao tema da indisciplina em contexto escolar. "Temos de ter cuidado para não remeter a discussão desta problemática para o contexto da escola pública e, nesta, para o Ensino Básico, achando que a escola pública é o 'armazém' de todas as desgraças socais".(...) "Frequentemente a dificuldade de discutir a questão da disciplina e/ou falta dela na escola é porque se misturam coisas de âmbitos muito diferentes. Misturam-se aspetos legais, sociais, morais, éticos, etc".
A escola, pública ou privada, é o local onde crianças e jovens passam grande parte do seu tempo e tem de ser olhada como uma instituição que deve promover a participação e a justiça. (...)
"A questão que se coloca e como é que os estudantes podem participar ativamente nos processos que lhe dizem respeito?" "Se os alunos não se sentem parte da escola não a respeitam e compete aos professores mostrar o que é o respeito. "Que esforço temos nós, professores, de fazer para ajudar os estudantes a compreender que a escola é, também, deles? Esta é uma questão central."
"Os assuntos de interesse para a escola têm de ser discutidos internamente com todos: professores, diretores, funcionários e estudantes." (...)
No que respeita à intervenção directa dos pais na instituição escolar os pais não podem intervir enquanto 'proprietários' dos filhos, mas enquanto cidadãos empenhados, a todos os níveis da vida social, que respeitam os direitos dos seus filhos que estão legitimamente inquietos com o seu presente e também com o futuro imprevisível que os espera.
Respeitar as crianças e tentar que se envolvam nos processos que lhes dizem respeito é realmente o esforço que me parece essencial fazer.(...)
M Jose Araujo
http://www.educare.pt/educare/Atualidade.Noticia.aspx?contentid=AFE1FF4B45AB4B2EE0400A0AB8003C4A&opsel=1&channelid=0
Publicada por M Jose Araujo à(s) 08:31 0 comentários
Computador Magalhães no 1º Ciclo do Ensino Básico
Entrevistas
A autoridade não se impõe, conquista-se
Política Educativa
Arquivo do blogue
-
►
2023
(2)
- ► 10/15 - 10/22 (1)
- ► 09/24 - 10/01 (1)
-
►
2022
(2)
- ► 02/20 - 02/27 (2)
-
►
2021
(2)
- ► 02/21 - 02/28 (1)
- ► 01/24 - 01/31 (1)
-
►
2020
(3)
- ► 11/22 - 11/29 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (1)
- ► 02/09 - 02/16 (1)
-
►
2019
(8)
- ► 10/13 - 10/20 (1)
- ► 09/22 - 09/29 (1)
- ► 05/05 - 05/12 (2)
- ► 03/31 - 04/07 (3)
- ► 01/27 - 02/03 (1)
-
►
2018
(18)
- ► 10/28 - 11/04 (1)
- ► 10/07 - 10/14 (1)
- ► 09/16 - 09/23 (3)
- ► 09/02 - 09/09 (2)
- ► 05/13 - 05/20 (1)
- ► 05/06 - 05/13 (4)
- ► 03/18 - 03/25 (2)
- ► 02/18 - 02/25 (2)
- ► 01/21 - 01/28 (1)
- ► 01/07 - 01/14 (1)
-
►
2017
(34)
- ► 12/17 - 12/24 (2)
- ► 12/03 - 12/10 (1)
- ► 09/17 - 09/24 (2)
- ► 09/10 - 09/17 (1)
- ► 08/27 - 09/03 (1)
- ► 08/20 - 08/27 (3)
- ► 08/13 - 08/20 (2)
- ► 08/06 - 08/13 (1)
- ► 07/16 - 07/23 (3)
- ► 07/02 - 07/09 (1)
- ► 06/25 - 07/02 (1)
- ► 05/28 - 06/04 (1)
- ► 05/14 - 05/21 (2)
- ► 04/23 - 04/30 (2)
- ► 04/16 - 04/23 (5)
- ► 04/09 - 04/16 (2)
- ► 03/19 - 03/26 (1)
- ► 03/12 - 03/19 (1)
- ► 01/29 - 02/05 (1)
- ► 01/15 - 01/22 (1)
-
►
2016
(23)
- ► 11/20 - 11/27 (2)
- ► 10/30 - 11/06 (3)
- ► 10/23 - 10/30 (3)
- ► 09/11 - 09/18 (1)
- ► 08/28 - 09/04 (1)
- ► 05/29 - 06/05 (2)
- ► 05/08 - 05/15 (1)
- ► 05/01 - 05/08 (1)
- ► 03/27 - 04/03 (6)
- ► 03/13 - 03/20 (1)
- ► 02/14 - 02/21 (1)
- ► 01/03 - 01/10 (1)
-
►
2015
(20)
- ► 12/13 - 12/20 (3)
- ► 12/06 - 12/13 (1)
- ► 11/22 - 11/29 (3)
- ► 11/08 - 11/15 (1)
- ► 11/01 - 11/08 (1)
- ► 10/25 - 11/01 (1)
- ► 10/18 - 10/25 (3)
- ► 10/11 - 10/18 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (1)
- ► 08/30 - 09/06 (1)
- ► 05/24 - 05/31 (1)
- ► 05/10 - 05/17 (3)
-
►
2014
(24)
- ► 10/12 - 10/19 (1)
- ► 10/05 - 10/12 (2)
- ► 08/31 - 09/07 (3)
- ► 08/24 - 08/31 (2)
- ► 08/03 - 08/10 (2)
- ► 07/27 - 08/03 (1)
- ► 07/06 - 07/13 (1)
- ► 06/29 - 07/06 (1)
- ► 06/01 - 06/08 (2)
- ► 05/25 - 06/01 (4)
- ► 04/20 - 04/27 (1)
- ► 04/13 - 04/20 (1)
- ► 03/23 - 03/30 (2)
- ► 02/09 - 02/16 (1)
-
►
2013
(25)
- ► 09/29 - 10/06 (1)
- ► 09/15 - 09/22 (1)
- ► 08/25 - 09/01 (6)
- ► 08/11 - 08/18 (3)
- ► 08/04 - 08/11 (1)
- ► 06/30 - 07/07 (1)
- ► 06/23 - 06/30 (2)
- ► 06/02 - 06/09 (2)
- ► 05/05 - 05/12 (1)
- ► 04/14 - 04/21 (1)
- ► 04/07 - 04/14 (2)
- ► 03/17 - 03/24 (2)
- ► 02/24 - 03/03 (1)
- ► 01/20 - 01/27 (1)
-
▼
2012
(20)
- ► 10/14 - 10/21 (6)
- ► 06/10 - 06/17 (3)
- ► 05/27 - 06/03 (2)
-
►
2011
(8)
- ► 09/25 - 10/02 (1)
- ► 08/21 - 08/28 (1)
- ► 08/07 - 08/14 (1)
- ► 06/26 - 07/03 (1)
- ► 04/03 - 04/10 (4)
-
►
2010
(18)
- ► 11/14 - 11/21 (1)
- ► 10/10 - 10/17 (1)
- ► 09/19 - 09/26 (1)
- ► 09/05 - 09/12 (3)
- ► 06/20 - 06/27 (3)
- ► 05/23 - 05/30 (1)
- ► 05/02 - 05/09 (1)
- ► 03/07 - 03/14 (1)
- ► 02/14 - 02/21 (2)
- ► 02/07 - 02/14 (1)
- ► 01/24 - 01/31 (2)
- ► 01/03 - 01/10 (1)
-
►
2009
(60)
- ► 12/20 - 12/27 (3)
- ► 11/29 - 12/06 (1)
- ► 11/15 - 11/22 (1)
- ► 11/08 - 11/15 (2)
- ► 11/01 - 11/08 (5)
- ► 10/25 - 11/01 (3)
- ► 10/11 - 10/18 (1)
- ► 10/04 - 10/11 (3)
- ► 09/27 - 10/04 (1)
- ► 09/13 - 09/20 (3)
- ► 09/06 - 09/13 (1)
- ► 07/05 - 07/12 (1)
- ► 06/21 - 06/28 (1)
- ► 06/07 - 06/14 (3)
- ► 05/31 - 06/07 (4)
- ► 05/24 - 05/31 (1)
- ► 05/17 - 05/24 (7)
- ► 05/10 - 05/17 (1)
- ► 05/03 - 05/10 (5)
- ► 04/26 - 05/03 (4)
- ► 03/29 - 04/05 (2)
- ► 03/22 - 03/29 (3)
- ► 03/15 - 03/22 (1)
- ► 03/01 - 03/08 (3)
-
►
2008
(36)
- ► 12/14 - 12/21 (1)
- ► 11/30 - 12/07 (1)
- ► 11/23 - 11/30 (1)
- ► 11/09 - 11/16 (4)
- ► 11/02 - 11/09 (1)
- ► 10/19 - 10/26 (2)
- ► 10/12 - 10/19 (10)
- ► 10/05 - 10/12 (1)
- ► 09/28 - 10/05 (7)
- ► 09/14 - 09/21 (1)
- ► 09/07 - 09/14 (4)
- ► 05/04 - 05/11 (1)
- ► 02/17 - 02/24 (2)
-
►
2007
(15)
- ► 11/04 - 11/11 (5)
- ► 10/21 - 10/28 (2)
- ► 10/14 - 10/21 (1)
- ► 09/30 - 10/07 (2)
- ► 09/23 - 09/30 (5)